Os prós e os contras do sumo de laranja

As laranjas são consideradas saudáveis, particularmente porque são ricas em vitamina C. Mas estará o sumo de laranja a ajudar-nos ou a prejudicar-nos?

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Se quer saudável provavelmente inclui sumos de fruta, como o sumo de laranja, na sua dieta – o que é compreensível uma vez que estes sumos são feitos com fruta.

O site Steth News destaca que entre os prós de beber sumo de laranja está o facto de estar a ingerir vários dos ingredientes chave provenientes da fruta. Entre eles: vitaminas C, A, cálcio, flavonoides, alguma fibra e minerais como magnésio, folato e potássio. Sendo que é importante que contém calorias – cerca de 60 calorias por meio copo.

Mas há também os contras: Cada meio copo de sumo de laranja (dos que geralmente são servidos em cafés) contém cerca de 14 gramas de hidratos de carbono. Apesar de isto até poder ser algo positivo, o facto é que a maioria deste conteúdo surge na forma de frutose, que é um tipo de açúcar simples.

Esta é uma das principais razões por que muitos nutricionistas e especialistas em saúde alertam as pessoas para não consumirem demasiado sumo de laranja. Os altos níveis de frutose no sumo de laranja fazem com que se torne praticamente tão pouco saudável quanto os refrigerantes ou sumos artificiais.

Pode beber sumo de laranja todos os dias mas certifique-se de que só utiliza uma ou duas laranjas por pessoa em cada copo de sumo. Além disso deve, sem dúvida, ingerir frutas ao longo do dia.