Em prol do bem-estar do idoso ou dependente

Atualmente e face às exigências impostas pela sociedade, as famílias são confrontadas com situações às quais, por motivos de ordem pessoal ou profissional não conseguem dar resposta. Nesse sentido, surge a Culsen® uma empresa familiar que se dedica à prestação de cuidados ao domicílio a idosos ou dependentes, desde 2007.

1014
Pedro Leite Antunes e Adelaide Antunes

Há cerca de oito anos e já com algum know-how na área Pedro Leite Antunes decidiu associar-se à mãe, Adelaide Antunes, e lançar no mercado uma empresa dedicada aos cuidados domiciliários. “Inicialmente, fizemo-lo com recurso a uma marca de raiz norte americana que na altura estava representada em Portugal, o que nos proporcionou um nível de organização mais capaz”, explica Pedro Leite Antunes, CEO da empresa.
A dada altura a marca saiu do país e, nesse momento, decidiram lançar a própria marca – Culsen® – associada a uma área de negócio que a família já possuía relativa à venda de tecnologias de apoio, ou seja os vários materiais que auxiliam o tipo de serviço que prestam.
A empresa tem como missão influenciar positiva e significativamente o bem-estar dos idosos, adultos dependentes e as suas famílias, através da prestação de todo o apoio necessário para que estes possam permanecer nas próprias casas com o máximo de segurança e conforto.
A Culsen® especializou-se na prestação de cuidados essencialmente não-clínicos abrangentes e de confiança, que englobam o apoio nas atividades da vida diária e nas tarefas quotidianas mais comuns, tais como companhia, cuidados básicos e de higiene pessoal, preparação das refeições, gestão da medicação, apoio noturno, compras, recados e assistência em saídas, cuidados domésticos, entre outros serviços especializados.
Com uma equipa de cuidadores com cerca de 30 profissionais, composta essencialmente por agentes de geriatria e auxiliares de ação médica, a empresa presta apoio a mais de 25 famílias. Tendo já apoiado centenas de clientes.
A desenvolver a sua atividade em todo o Grande Porto os serviços de cuidados domiciliários da Culsen® podem ser continuados ou temporários “o nosso espectro de serviços é bastante alargado, podem ir de uma simples visita de poucas horas, quando se trata apenas de cuidados básicos e de higiene pessoal, até às 24 horas, nos sete dias da semana”.
Além dos cuidados básicos, “é preocupação da Culsen® combater a solidão e promover a estimulação global dos nossos clientes idosos ou dependentes”, afirma Pedro Leite Antunes.

Papel que a Culsen® assume na sociedade

“Procuramos ter uma abordagem por duas vias. Por um lado, no que respeita à prestação de cuidados enquanto atividade económica, profissionalizar o mais possível a atividade. Para isso responsabilizamos muito os nossos cuidadores, pois também nós assumimos uma enorme responsabilidade junto dos nossos clientes, e focamo-nos em gerir os cuidados com o maior profissionalismo, com uma supervisão atenta e um acompanhamento próximo. Deste modo, a nossa comunidade estará mais consciente e confiante de que estes cuidados podem e devem ser prestados por entidades organizadas.
Uma outra perspetiva é a de conseguirmos influenciar significativamente o bem-estar dos seniores, permitindo-lhes que permaneçam em casa no espaço que lhes é familiar e mostrar à sociedade que muitas vezes não é necessário recorrer a instituições com internamento para que o idoso esteja bem, acompanhado e em segurança.

Projetos

No que se refere a 2016 pretendem aumentar a equipa interna (serviços de apoio técnico e administrativos) em dois elementos e a equipa externa em cerca de 60 por cento, o que permitirá consolidar a marca, dar continuidade à melhoria de processos internos e reforço do posicionamento da empresa na sociedade.
Num futuro próximo crescer no que respeita à presença física, alargando o âmbito de atuação para outros territórios além do Grande Porto.