Abertura de hotéis em Lisboa disparou no ano passado

Entre janeiro e dezembro, o ritmo de inaugurações acelerou para o triplo. Crescimento do setor hoteleiro continua a decorrer a grande velocidade em todo o território nacional.

677

O turismo português tem sido um dos grandes motores da recuperação económica nacional e os recordes continuam a cair todos os meses. O ano passado fechou com um balanço global muito positivo, juntando-se um máximo histórico de dormidas à continuação dos investimentos em novos hotéis, principalmente em Lisboa.

De acordo com a análise do mercado imobiliário feita pela CBRE, abriram portas 21 hotéis na capital durante o ano passado, o triplo dos 7 estabelecimentos inaugurados em 2014. Segundo os dados disponíveis, o número de dormidas em Lisboa aumentou 8,4% face ao ano anterior, uma subida que fica atrás do maior crescimento em território nacional: os Açores cresceram 20% na comparação com 2014, ultrapassando os destinos mais apetecíveis do país como o Algarve e o Porto.

Apesar de não ter registado um crescimento tão forte como outras zonas do país, o Algarve continua a ser responsável pela maior parte das dormidas de turistas, cerca de 35% do total. Lisboa surge a seguir com 25% e a Madeira fecha o pódio, com 14% das dormidas em Portugal.