Microsoft foi rainha das aquisições tecnológicas no ano passado

Empresa fundada por Bill Gates ultrapassou grandes rivais norte-americanas em ano de recordes.

1749

Nem Facebook, nem Alphabet, nem Apple, nem Yahoo: o setor tecnológico tem uma nova rainha das aquisições. A Microsoft assumiu a liderança do ranking de compras de empresas, assumindo um lugar de destaque que estava reservado a outros gigantes do setor nos últimos anos.

Segundo a consultora CB Insights, a empresa fundada por Bill Gates registou uma ‘explosão’ de compras com 18 aquisições entre janeiro e dezembro do ano passado, mais do que as 16 da segunda classificada da lista, a Alphabet. A Apple surgiu em terceiro lugar com 11 negócios concluídos, enquanto a Yahoo deu sinais da fraqueza recente e acertou apenas uma aquisição, depois das 48 compras de empresas em 2013 e 2014.

Entre as compras da Microsoft em 2015 destacam-se as decisões tomadas pela presidente executiva Satya Nadella de pagar quase 2.300 milhões de euros pela empresa criado do videojogo Minecraft, a Mojang e a aquisição da Acompli, aplicação de e-mail que acabou por tornar-se no novo Outlook para Android e iPhone.

O maior negócio do ano, no entanto, foi feito pela Alphabet, que pagou 20.000 milhões de euros pela aplicação de mensagens gratuitas WhatsApp.