Experiência e criatividade culminam em empresa de excelência

A Terradesign, é uma empresa focada no apoio às soluções de comunicação empresarial e na criação de valor com vantagens competitivas através do contínuo processo de melhoria dos modelos de negócio. Em entrevista à Revista Pontos de Vista, Maria de Fátima Bacelos, líder da TerraDesign, fala-nos sobre os serviços que a empresa oferece aos clientes e parceiros e sobre as áreas em que atua.

1015

A TerraDesign atua em diversos segmentos da comunicação e dispõe de uma equipa multidisciplinar que avalia, investiga, cria e implementa soluções de comunicação empresarial e de produto.
Através do conhecimento e parceria estabelecida com os seus clientes, desenvolve e implementa ações de comunicação, sendo a criatividade orientada por objetivos e centrada nas necessidades das empresas.
“O resultado são relações de sucesso e confiança”, afirma Maria de Fátima Bacelos, Administradora da marca. De acordo, com os dados da APAP – Associação Portuguesa das Empresas de Publicidade e Comunicação – a relação entre um cliente e uma agência tem uma duração média de quatro anos. A Terradesign ultrapassa essa média estipulada, trabalhando com empresas que se fidelizaram e nela depositam confiança, criando-se assim uma relação de verdadeira parceria.
A empresa afirma-se no mercado como uma marca resistente, sólida e consistente pelo serviço de qualidade prestado aos seus clientes, pela diferenciação e criatividade dos projetos elaborados e pelo rigor na sua execução. Com capacidade de inovação, presta assim múltiplos serviços de: publicidade, ativação da marca, branding, editorial, eventos, ilustração, institucional, comunicação interna, marketing tools, filmes, packaging, radio, webdesign, entre outros.
Desde logo, inovar, renovar e inventar tornaram-se características intrínsecas ao ADN desta equipa que procura surpreender e adaptar-se às novas e crescentes exigências do mercado.
A sua missão passa por serem um parceiro dos seus clientes, com o propósito de ajudá-los no seu crescimento e criação de valor. “Mais do que uma agência, queremos acompanhar as empresas na «mudança» e ser o seu parceiro para as ajudar a encarar o futuro com otimismo”. “O nosso principal objetivo é prestar um serviço de excelência, com uma abordagem objetiva, célere e eficaz, acompanhando sempre os clientes e aconselhando-os de forma a encontrar as melhores soluções para cada caso”, relata a empresária.
A TerraDesign trabalha sempre no sentido de exceder as expetativas dos seus clientes. Para isso contribuirá, em grande parte, a experiência de 15 anos desta equipa pluridisciplinar nas mais diversas áreas, tais como Banca e Seguros; Estado/Organizações; Grande Consumo; Marcas de Luxo; Hotelaria e Restauração; Saúde; Imobiliária; Sustentabilidade; Turismo, entre outras áreas. “A TerraDesign é uma marca e sempre foi uma empresa que teve uma atitude no mercado de não se especializar apenas numa área, o que nos cria alguma distinção no mercado”. “Muitas vezes conseguimos ganhar projetos, porque temos uma visão alargada sobre vários setores do mercado do que alguém que já esteja muito viciado dentro de apenas um setor”, explica.
A solução passa por serem criativos e terem conhecimento suficiente o que lhes permite, por um lado, serem consultores, mas principalmente, desenvolverem projetos/campanhas eficientes.
“Começamos cada projeto do zero e fazemo-lo crescer em colaboração com o nosso cliente, trazendo obviamente a nossa experiência e sugestões para a mesa. Acredito que esta humanização e personalização dos nossos projetos, percebendo as necessidades e expetativas dos clientes nos distingue”, comenta Maria de Fátima Bacelos.
Apesar de ser uma empresa portuguesa a TerraDesign opera em Portugal e há cerca de dez anos começaram a atuar noutros mercados.
“Temos consciência de que uma empresa, principalmente dentro da nossa área, para ganhar alguma robustez e solidez com o mercado interno em crise tinha que se internacionalizar e, nessa altura, nem foi muito por fazer face à crise foi mais num processo de expansão para crescer e obter alguma dimensão, que sempre fez parte dos nossos objetivos como empresa”, esclarece a administradora.
Assim instalaram-se em Luanda e, posteriormente em Maputo sendo, atualmente, Angola um dos principais mercados da agência. Mas a TerraDesing também já se aventurou por outros continentes e, neste momento, estão a negociar no Irão. “Neste momento, estamos a analisar uma parceria, toda a parte de design foi bem recebida e quando viram a nossa carteira de clientes e o nosso portfólio ficaram realmente encantados”, conta a empresária.

Liderança no Feminino versus liderança no Masculino
Questionada sobre a diferença de liderança no feminino e no masculino, a administradora, afirma que “Nunca senti discriminação direta por ser mulher. E não sei se há uma distinção, não vejo por esse prisma. O que eu vejo é que há maus líderes, bons líderes e pessoas que não são líderes de todo. Reconheço que as mulheres, pela sua natureza, conseguem abarcar uma panóplia de tarefas diferentes em simultâneo. Somos polivalentes, gerimos a casa, o orçamento familiar, as empresas e a nossa vida. A única coisa que posso referir é que quando iniciei a minha carreira, por ser mais nova, não me levavam tão a serio, e essa talvez tenha sido a minha maior dificuldade que eu tive de contornar ao longo da vida”.

Desafios & Prioridades
Quanto ao futuro a empresária ambiciona trabalhar a área do marketing político e, neste momento, não podendo adiantar muito mais, tem em mãos um projeto desafiante que abrange o desenvolvimento de regiões “já trabalhamos o turismo de Portugal e algumas regiões, mas nunca tivemos a oportunidade de desenvolver o renascer de uma região, o que é bastante aliciante”, confessa. E pretende ainda, continuar as negociações com o mercado do Irão, que neste momento, é o mais desafiante dos projetos uma vez que é um mercado com uma cultura diferente e bastante regulamentado, principalmente no que toca a headlines para campanhas.