Por uma cultura do descanso

Edificada há cerca de 11 anos, 2005, a Colchaonet.com, assume-se como uma empresa de capital familiar especializada na comercialização de colchões e que tem vindo a fazer sucesso na promoção de uma cultura do descanso. A Revista Pontos de Vista conversou com Zahari Markov, Presidente Executivo da Colchaonet, que revelou como a marca tem crescido e muito mais.

1882

A Colchaonet.com surgiu em 2005 sob um olhar visionário e futurista. Em que consistia esta visão e de que modo se tem vindo a apresentar como um fator determinante para o sucesso e excelência da empresa?
Em 2005 tivemos a energia e coragem para arriscar e criar a Colchaonet.com. O facto de trabalharmos numa área de negócio tão especializada como a nossa, faz com que todos os anos o mercado nos teste e compete-nos a nós saber enfrentar os desafios que nos surgem e superá-los. A nossa visão continua a ser a mesma do início, apostar na qualidade dos nossos produtos e serviços, acrescentada agora com os anos de experiência que temos.

Desde a sua criação, a marca tem trilhado o seu percurso com base numa expansão constante e significativa. O que promove este crescimento exponencial?
Sem dúvida que a confiança que os nossos clientes depositam em nós é fundamental. Ao longo destes anos, temos mais de 40 mil clientes satisfeitos e fidelizados que recorrem á Colchaonet.com seja para adquirir um novo colchão, almofada ou outros complementos. Para além disso recomendam-nos aos seus familiares e amigos.
O nosso crescimento não seria possível, nem a confiança dos nossos clientes, sem a equipa de profissionais especializados que temos em loja. E que fornecem aos clientes todas as informações necessárias para escolher os produtos de acordo com as necessidades de cada um dos clientes.

A empresa aposta firmemente na diversidade da sua oferta, estando associada a distintas marcas e produtos diferenciados. O que podemos esperar da ColchaoNet.com não apenas no mercado da colchoaria, mas também de almofadas, têxtil, sommiers e estrados?
Cada vez mais as nossas lojas são procuradas para projetos “chave na mão”. Os clientes procuram o colchão, as almofadas, o estrado, a cabeceira, entre outros. É a pensar nisso que é possível encontrar outros produtos que têm sido muito bem recebidos pelos nossos clientes, tais como, poltronas e cabeceiras personalizáveis. Como trabalhamos em estreito relacionamento com as marcas, a maioria dos produtos disponíveis são exclusivos da Colchaonet.com. Aproveito para desvendar que em breve teremos a gama A Portuguesa da Molaflex com um colchão assinado pelo Nuno Gama. A nossa preocupação constante é a de ouvir o cliente, saber mais sobre o que pretende e usar o nosso conhecimento apostando numa gama de produtos diversificada que corresponda ás expectativas do cliente.

Dormir é um ato essencial e fundamental na vida saudável da sociedade. De que modo é premente ter o colchão adequado? De que modo a marca apoia os seus clientes nesta tão importante decisão?
Como disse anteriormente as nossas equipas de loja têm um papel fundamental. Frequentam formações técnicas das marcas, sobre materiais e inovações técnicas utilizadas na produção de colchões e complementos. Estão sempre disponíveis para esclarecer todas as dúvidas dos nossos clientes e apoiar a sua tomada de decisão. Precisamente porque sabemos como dormir bem afeta o dia a dia das pessoas.

A equipa especializada da ColchaoNet.com tem aqui um papel importante no acompanhamento dos clientes, quer nas compras online, quer nas vossas lojas físicas?
Sem dúvida! Muitas vezes os clientes sabem que precisam de um colchão, mas não fazem ideia do que existe disponível no mercado. E quando iniciam as pesquisas de compra sentem-se completamente perdidos. Na loja online têm a possibilidade de encomendar com acompanhamento telefónico, e nas lojas podem experimentar diversos tipos de colchões.

A Linha do Sono, lançada em 2015 em parceria com a Oficina da Psicologia, vem dar um maior contributo a uma sociedade que ainda não conhece todos os benefícios do bem dormir?
Sim, a Linha do Sono foi uma excelente parceria temporária que tivemos com a Oficina da Psicologia. E tinha como objetivo esclarecer todas as variáveis externas que podem influenciar o sono. Muitas vezes levamos as preocupações do dia a dia para a nossa cama, é preciso saber “desligar” as preocupações na hora de dormir. No entanto, isso pode não ser o suficiente se o colchão não for o mais indicado, se a almofada não tiver a altura necessária. E no dia seguinte de manhã acordamos com as mesmas preocupações e com dores.

É por todas estas razões que a ColchaoNet.com foi considerada pelo IAPMEI PME Líder 2015?
Esta foi uma distinção da qual muito nos orgulhamos, que reconhece o nosso empenho no mercado e capacidade de crescimento e evolução, tornando-nos também mais competitivos.

De que modo no futuro continuarão a expandir a marca e a fazer crescer o conceito pelo qual criaram a empresa em 2005?
Vamos sempre continuar a trabalhar para ter produtos e serviços de qualidade superior. Porque sabemos que é por estes valores que os clientes nos conhecem. Gostamos desafios, e gostamos de trabalhar com padrões altos, melhorando todos os dias. Continuaremos a expandir a nossa marca com a abertura de novas lojas, sendo a próxima abertura em Braga. Para que possamos cuidar do descanso do maior numero de pessoas, pois este é o lema da nossa marca.