Básico: Ministério revela o calendário das provas para este ano

Datas foram divulgadas esta quinta-feira pelo Ministério da Educação.

1029

Depois de revelar que as provas de aferição no 2º, 5º e 8º anos só serão obrigatórias no próximo ano letivo e que a realização das mesmas fica ao critério de cada estabelecimento de ensino, o Ministério da Educação enviou às redações aquele que será o calendário das provas a realizar no presente ano escolar.

O mesmo se aplica às provas do 4º e 6º ano que foram banidas do sistema nacional de ensino pelo ministro Tiago Brandão Rodrigues. Contudo, serão as escolas a decidir se as realizam ou não.

Assim, perante um cenário em que podem ou não ser realizadas as provas, a tutela revelou aquele que é o calendário de realização de provas do ensino básico para o presente ano letivo:

– de 23 de maio a 3 de junho realizar-se-ão as provas do 4º e 6º anos de Português e Matemática (se a escola assim o determinar).

– no dia 6 de junho terão lugar as provas de aferição de Português e Estudo do Meio do 2º ano (10h30), a prova de aferição de Português do 5º ano (10h30) e a prova de aferição de Português do 8º ano (14h30).

– para 8 de junho estão agendadas as provas de aferição de Matemática e Estudo do Meio do 2º ano (10h30), a prova de aferição de Matemática do 5º ano (10h30) e a prova de aferição de Matemática do 8º ano (14h30).

Também as datas para a realização das provas finais do 3º ciclo foram divulgadas:

– a 17 de junho realizar-se-á a 1ª fase das provas finais de Português do 9º ano. A segunda fase está agendada para o dia 15 de julho

– a 21 de junho os alunos irão realizar a 1ª fase das provas finais de matemática do 9º ano. Já a segunda fase tem data marcada para o dia 20 de julho.