Papa elogia portugueses “de modo carinhoso” em encontro com Marcelo

O Presidente não revela se Francisco aceitou o convite para visitar Portugal mas diz-se “muito feliz” com o encontro.

1054

O Presidente da República encontrou-se hoje com o Papa Francisco e disse que este se referiu “a Portugal e aos Portugueses com muito apreço […] de um modo que eu diria quase carinhoso”

“Recordou que na sua infância conheceu muitos portugueses, emigrantes na Argentina “um povo trabalhador humilde sério fraternal e solidário”, contou aos jornalistas.

Marcelo Rebelo de Sousa faz “um balanço muito positivo” desta que foi a sua primeira visita oficial enquanto Presidente da República desde que assumiu o cargo, há uma semana.

“Ficou muito patente o modo como [o Papa Francisco] acompanha o que se passa em Portugal”, disse, facto que foi para si “muito significativo”.

Sobre o convite formal para que visite Portugal por ocasião do centenário das aparições de Fátima, em 2017, Marcelo não quis revelar se foi aceite por “não estar autorizado” a fazê-lo.

“Não posso dizer nada quanto à posição do santo padre quanto ao convite mas posso dizer o meu estado de espírito […] só vos posso dizer que saí muito feliz da audiência”.

Marcelo Rebelo de Sousa ofereceu a Francisco, em nome de Portugal, paramentos de desenho do arquiteto Siza Vieira manufaturados por uma empresa portuguesa e um “presente pessoal”:

Um dos registos “mais bonitos” da sua coleção, com imagem do santo António de Lisboa.