“A Finlog quer estar na vanguarda destas novas tendências”

Assumidamente uma marca inovadora, a Finlog – Aluguer e Comércio de Automóveis tem preconizado uma postura diferenciadora e de excelência no mercado. Face a este cenário, a Revista Pontos de Vista conversou com Joaquim Gonçalves, Diretor Comercial da Finlog, a propósito do lançamento de uma campanha de aluguer operacional de viaturas (renting) em parceria com a Peugeot Portugal e a sua rede de concessionários. Conheça a mesma e saiba quais os principais desafios que se colocam à marca.

782

Com um vasto histórico de sucesso, a Finlog – Aluguer e Comércio de Automóveis é um dos principais players no domínio da gestão de frotas automóveis e de aluguer operacional de viaturas. De que forma tem a marca vindo a marcar a diferença perante os seus clientes?

Um dos pilares que caracteriza a atuação da Finlog é a aposta permanente na inovação e a melhoria contínua como base de desenvolvimento dos negócios. Estamos 100% focados no cliente e na busca das melhores soluções de renting automóvel. Acreditamos que para ser a gestora de frotas preferida, líder em satisfação e proximidade dos clientes, temos de assegurar a manutenção de relações sólidas e duradoras com esses mesmos clientes, o que só é possível com uma política rigorosa de gestão da qualidade e certificação. Por outro lado, acreditamos na solidez ética, na honestidade e integridade como princípios do nosso comportamento empresarial e lutamos diariamente por manter os níveis de excelência na qualidade dos serviços prestados. Tudo isto contribui para fazer a diferença e manter os clientes satisfeitos.

De que forma é que as vossas soluções permitem o controlo de custos por parte das empresas que vos procuram?

As principais preocupações dos clientes estão relacionadas com a otimização dos seus recursos disponíveis e com a necessidade de diminuir custos. As soluções de renting da Finlog permitem às empresas otimizar a gestão das suas frotas, grandes ou pequenas, com serviços completos a preços altamente competitivos, libertando-os de todos os riscos operacionais e permitindo-lhes concentrar-se apenas na sua atividade principal, com óbvios ganhos de produtividade. Acresce que as nossas soluções são igualmente flexíveis, permitindo ajustamentos ao prazo, quilometragem e serviços inicialmente contratados.

Têm como missão a oferta de um serviço Global Automóvel com Qualidade e Flexibilidade. Face às atuais exigências de um mundo global, de que forma promovem a inovação nos vossos produtos e serviços para responder às necessidades do mercado?

Na Finlog levamos a inovação e desenvolvimento muito a sério. Queremos ser a Gestora de Frota líder em satisfação dos seus clientes e utilizadores e como tal temos procedimentos formais que envolvem todas as pessoas da organização em processos de melhoria contínua, quer incremental quer disruptiva. Existe um comité de inovação que suporta toda esta atividade com o apoio de um recurso interno a tempo inteiro, bem como uma equipa de consultores externos.

A Finlog anunciou o lançamento de uma campanha de aluguer operacional de viaturas (renting) em parceria com a Peugeot Portugal e a sua rede de concessionários. Quais são as valias desta campanha e que expectativas possuem para a mesma?

No início de março, lançámos esta campanha, em parceria com a Peugeot Portugal, que permite oferecer o novo modelo 308 a preços muito competitivos e condições vantajosas. As nossas expectativas são elevadas, sendo o nosso objetivo primordial o reforço da abordagem ao canal de vendas empresarial, apostando não só no tradicional target das grandes empresas, mas alargando a oferta às PME’s, empresários em nome individual e profissionais liberais.

Em termos de comunicação, a campanha está centrada no Peugeot 308 SW Style 1.6 BlueHdi 100cv, em que, por uma renda fixa de 324 euros, oferecemos ao cliente uma gama completa de serviços, deisgnadamente manutenção integral, impostos, substituição ilimitada de pneus, viatura de substituição, gestão de sinistros e assistência 24 horas. Mas a oferta está disponível para todas as motorizações, carroçarias e versões do novo modelo 308.

A quem se dirige esta campanha e até quando está a mesma em vigor?

A campanha foi pensada para o canal empresarial, mas não apenas para as grandes empresas. Queremos chegar também aos novos segmentos emergentes, onde se incluem as PME’s e os profissionais independentes. A campanha estará em vigor até ao dia 31 de maio.

O que pretendem com esta campanha? A mesma passa por uma estratégia da marca no reforço do seu canal de vendas empresarial, ou seja, pretendem melhorar o vosso posicionamento no setor empresarial e de negócios?

Esta campanha permitirá seguramente alargar a base de clientes da Finlog, tanto mais que se dirige a vários targets. Na sua origem, o renting automóvel era um instrumento vocacionado apenas para grandes empresas. Este cenário tem vindo a alterar-se paulatinamente, e nada impede hoje um particular de celebrar um contrato de renting, onde encontrará grandes vantagens. A Finlog quer estar na vanguarda destas novas tendências.

Porquê a escolha da Peugeot Portugal como parceiro desta iniciativa?

A escolha da Peugeot Portugal foi estratégica, pois permitiu-nos proporcionar a oferta de uma viatura nova no mercado a um preço muito competitivo, aliado ao facto de a Peugeot ser uma marca automóvel reconhecida e líder em termos de confiança.

Num contexto de incerteza para todos os operadores económicos, o renting tem-se revelado a opção ideal para o mercado empresarial. Quais as reais valias do renting e de que forma tem a mesma crescido em Portugal?

Os dados de crescimento do renting mostram que esta é uma solução cada vez mais procurada no mercado nacional, tendo o setor crescido 8,2% em 2015, com mais de 28 mil veículos novos. Apesar de alguns constrangimentos fiscais decorrentes do OE 2016, tudo indica que o setor continuará a crescer em 2016, tanto em termos do parque automóvel gerido como de novos clientes. Esta solução permite que as empresas se concentrem na gestão do seu negócio, transferindo os riscos da gestão das suas frotas para uma entidade especializada e otimizando custos. Estamos a falar de um conjunto significativo de vantagens.

O que ganham aqueles que apostarem na campanha da Finlog de aluguer operacional de viaturas (renting) em parceria com a Peugeot Portugal?

Esta campanha permite oferecer uma viatura com eficiência dinâmica, modular, de ótima qualidade e com um design moderno, a um preço altamente sedutor. Por outro lado, quem aderir à campanha sabe que está a contratar um serviço com uma gestora de frotas com reconhecidos créditos e experiência no mercado que lhe garantirá as melhores soluções.

Quais as prioridades e desafios da marca de futuro?

A nossa prioridade continuará centrada no serviço e na satisfação dos clientes – bem como na satisfação dos utilizadores das viaturas. Em termos de crescimento, continuaremos a acompanhar o desenvolvimento do mercado. Em 2015, a Finlog foi, entre as cinco maiores empresas de renting, a que mais cresceu em termos percentuais, tanto em número de novos contratos (mais 67%) como do parque automóvel que gerimos (mais 13%). Este ano queremos aumentar a nossa frota gerida em cerca de 10%. Sabemos que é um objetivo ambicioso, mas estamos convictos de que será alcançável.

Por outro lado, no primeiro trimestre deste ano, renovámos a nossa imagem e estamos agora a comunicá-la ao mercado. Trata-se de um momento importante para a empresa, de projeção externa dos nossos valores e da nossa ambição de servir os clientes ainda melhor. Temos um novo logótipo, um novo site e reforçámos o nosso compromisso de trabalhar para oferecer um serviço global automóvel com qualidade e flexibilidade. Esta mudança de imagem corresponde a uma nova fase da vida da empresa, uma nova fase de afirmação no mercado.