Início Crime Apanhada dupla que assaltou 13 bancos

Apanhada dupla que assaltou 13 bancos

0
Apanhada dupla que assaltou 13 bancos

Uma investigação do Departamento de Investigação e Ação Penal de Leiria culminou na detenção de dois homens, de nacionalidade estrangeira e com 34 e 35 anos de idade, feita pela Polícia Judiciária com a colaboração da GNR de Rio Maior.

Em comunicado, a PJ faz saber que “difundiu e partilhou alguns dados [relativos aos suspeitos] com outros órgãos da polícia criminal e funcionários de segurança” dos bancos, o que permitiu deter um dos suspeitos em flagrante quando se preparava para levar a cabo mais um assalto na zona de Rio Maior.

Quando a GNR chegou ao local encontrou o suspeito no exterior da instituição bancária, “com claros sinais de estar a preparar-se para efetuar um assalto”, tendo na sua posse uma arma de fogo e um veículo com matrículas falsas.

“No seguimento da investigação, que já vinha sendo desenvolvida pela Polícia Judiciária desde o final do ano passado, foi possível apurar que o suspeito usava identidade falsa, já tinha sido condenado a pena de prisão e expulso do nosso país”, lê-se no comunicado enviado às redações.

Na mesma nota é referido que as “diligências subsequentes permitiram também identificar, interpelar e proceder à detenção de um segundo coautor, já anteriormente referenciado”.

Os dois homens são suspeitos de serem os autores de, pelo menos, 13 roubos a bancos nomeadamente em Pombal, Buarcos, Murtede, Cantanhede, Torres Vedras, Valadares, Golegã, Leiria, Vila Nova da Barquinha e A-dos-Francos.

No decorrer da investigação, as autoridades apreenderam uma réplica de arma de fogo, uma quantidade significativa de dinheiro, alguns disfarces usados na prática dos roubos, nomeadamente barbas e cabeleiras postiças, bem como diversa documentação relacionada com os crimes praticados.

Depois de serem presentes a tribunal, os dois suspeitos ficaram em prisão preventiva.