Início Europa Qual o impacto do Brexit na vida dos emigrantes? Sessão esclarece

Qual o impacto do Brexit na vida dos emigrantes? Sessão esclarece

0
Qual o impacto do Brexit na vida dos emigrantes? Sessão esclarece

Guilherme Rosa, eleito local da área de Stockwell, no sul da cidade, considera que o evento é importante porque há uma procura de informação “enorme e intensa” e considera necessário combater “mitos sobre o cartão de residência” e a ansiedade existente.

O governo português aconselhou os portugueses residentes no Reino Unido a acautelar a sua situação requisitando o cartão de residência, que pode ser temporário ou permanente, dependendo do número de anos no país.

Estima-se que vivam no Reino Unido cerca de meio milhão de portugueses.

“É importante passar a mensagem de que nos próximos dois anos pouco mudará em termos de leis, daí ser preponderante espalhar desde já a mensagem. Como o ‘Brexit’ é um fenómeno que poucos previam e ainda menos planearam, é importante discutir e abordar as possibilidades que o governo britânico dispõe”, vincou.

Presentes estarão, além de representantes das autoridades britânicas, o deputado do PS eleito pelo círculo da Europa, Paulo Pisco, uma advogada e uma contabilista.

“Estamos a pensar em fazer um evento similar e mais completo depois das férias de verão, esse sim será um debate mais aprofundado”, adiantou.

A sessão, gratuita, terá lugar no Lansdowne Youth Community Centre, no número 280 de South Lambeth Road, entre as 14:30 e as 17:00 horas.

Os eleitores britânicos decidiram que o Reino Unido deve sair da UE, depois de o Brexit (nome como ficou conhecida a saída britânica da União Europeia) ter conquistado 51,9% dos votos no referendo de 23 de junho.