
Aviso à navegação: já pode ser encomendado o novo 500 Riva, que chega a Portugal em Setembro. Os preços ainda não foram oficialmente divulgados para o mercado nacional, mas tendo como referência o mercado italiano, os valores não devem andar longe de um acréscimo de cerca de 2.800€ face à versão convencional do citadino da Fiat.
A marca italiana continua a surfar a popularidade do seu icónico 500, cujas vendas no mercado nacional vão vento em popa, e fá-lo agora num mar nunca antes navegado pela casa transalpina: associando-se às luxuosas lanchas Riva para a criação de um 500 especial, apresentado como “o mais pequeno iate do mundo”. Para navegar em terra firme, está claro.
Se é mais marinheiro de água doce, impõe-se uma contextualização. A Riva, marca fundada em 1842 por Pietro Riva e detida pelo Grupo Ferretti desde 2000, simboliza a mítica “Dolce Vita” dos anos de 1950/60. Celebridade que quisesse ir a banhos com “glamour”, fazia-o numa lancha da marca italiana.

Brigitte Bardot em Saint-Tropez, a bordo de um Riva, em 1963
Hoje, como ontem, a Riva continua a fazer parte do imaginário dos amantes do mar que valorizam os mais ínfimos detalhes e a nobreza da madeira. A prova disso é que a marina do Mónaco, que é “só” o ponto de paragem mais elitista do planeta, tem uma área exclusivamente reservada às embarcações Riva. Por lá, o que se vê é um regalo para a vista. Avalie por si:
Aproveitando os laços estabelecidos entre a Riva e a Scuderia Ferrari – a primeira patrocina a equipa de Fórmula 1 da segunda nesta edição do Mundial –, o Grupo Fiat Chrysler Automobiles renovou a parceria, com um outro enfoque. Se a associação à Fórmula 1 se alicerça na velocidade (das lanchas e dos carros), esta ligação ao 500 é mais um exercício de afirmação de estilo.
Seja como coupé ou cabrio, o novo 500 Riva impõe-se pela sua aparência exclusiva e pelos detalhes refinados. No exterior, marcam presença a cor azul exclusiva desta série especial (uma das preferidas dos compradores do Aquariva Super, o barco que sucedeu ao lendário Aquarama de meados do século passado), sendo também de cor azul a capota de lona específica da versão descapotável – contando a variante fechada com um tejadilho panorâmico em preto.
Ao mesmo tempo, as jantes de 16” e 20 raios são exclusivas desta versão, ao passo que as caixas dos retrovisores exteriores cromadas, assim como as pegas das portas e as aplicações metálicas no capot, são mais uma evocação das lanchas Riva. Evocação que prossegue com a dupla linha azul pintada ao nível da linha de cintura, a fazer lembrar as formas de um iate, e com o logótipo da Riva presente junto aos “piscas” laterais, no tablier e nos bancos.
Opcionalmente, está disponível o sistema de som BeatsAudio desenvolvido em conjunto com a Beats by Dr Dre, com 440 Watt de potência e composto por um amplificador digital de oito canais, dois “tweeters” montados nos pilares dianteiros; duas unidades de médios de 145 mm instaladas nas portas; duas unidades de graves de 165 mm montadas nos painéis laterais traseiros; e um “subwoofer” de 200 mm montado no local habitualmente ocupado pela roda sobressalente.
O novo Fiat 500 Riva estará disponível com os motores 1.2 de 69 cv, 0.9 TwinAir de 85 cv e 105 cv e 1.3 Multijet de 95 cv. Consoante as versões, a caixa pode ser manual de cinco ou seis velocidades, ou robotizada Dualogic. As primeiras 500 unidades destinadas à Europa serão numeradas e distinguidas através de uma placa identificativa colocada junto à alavanca de comando da caixa, passível de ser personalizada pelo comprador.
Basta navegar um pouco na Internet para nos deparamos com resultados impressionantes: um Riva de 115 pés de 2009, mesmo “usado”, vale qualquer coisa como 7 milhões de euros. Se considerarmos que para ter uma lancha da marca italiana implica, no mínimo, desembolsar cerca de 300.000€, acaba por ser refrescante a hipótese de marear na estrada com o mesmo estilo e por muito menos do que um décimo desse valor. Sai mesmo 17 vezes mais em conta. “Ti piace questa idea?”