Se uma pessoa não estiver no Facebook, não existe?

Polémica com o discurso de Melania Trump levou a uma nova 'teoria da conspiração': se alguém não está no Facebook, é porque não existe.

732

Um dos temas da semana foi o discurso de Melania Trump e o alegado plágio do discurso de Michelle Obama, de 2008. A situação levou a uma ‘teoria da conspiração’ em que os seus defensores acreditavam que Meredith McIver, que escreveu o discurso, não existia.

Tudo porque McIver não está no Facebook e tem uma fraca presença em redes sociais. Meredith McIver é uma ‘ghost writer’ e assumiu a responsabilidade pelas partes plagiadas do discurso em questão. A escritora é mais conhecida por ter escrito alguns livros de Donald Trump, mas não tem página no Facebook e apenas uma conta no Twitter que não é atualizada há bastante tempo.

Donald Trump já tinha ‘inventado’ um porta-voz e, como tal, havia muito ceticismo em torno de Meredith McIver. No entanto, esta semana, o New York Times detalhou o background de McIver, que tem 65 anos e, como muitas pessoas com 65 anos, não tem uma grande presença online. A situação faz pensar se uma pessoa não está no Facebook, se ela existe mesmo.