AUMENTAMOS AS SUAS COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS

“O nosso sucesso advém dos nossos clientes e, por isso, damos uma resposta adequada, de rigor e excelência a quem nos procura tantas e tantas vezes”, realça David Magalhães, CEO da Earth Consulters, uma empresa de Consultoria e Formação Profissional.

944

Earth Consulters é uma empresa de Consultoria e Formação Profissional. Quando surgiu este projeto, que principais aspetos visava colmatar no país?

A Gerência e a grande parte dos colaboradores que formam o «núcleo duro» do projeto Earth Consulters têm já uma vasta experiência, de pelo menos 20 anos na área da formação profissional certificada, pelo INOFOR, IQF e agora pela DGERT. Desta vasta experiência, em 2010 surge a Earth Consulters com o principal objetivo de qualificar as empresas, os particulares e/ ou outras entidades, desenvolvendo ações de formação profissional certificada e obrigatória, dando resposta às mais exigentes necessidades do Mercado, intervindo na sua capacitação. A Earth Consulters tem como visão a promoção e realização de projetos de formação e de intervenção inovadores, de qualidade e de valor sustentável, que contribuam para o desenvolvimento económico, social e humano.

 

A empresa iniciou atividade em 2010. Ao longo deste percurso que propósitos foram pretendendo alcançar? Que balanço é possível perpetuar até aos dias de hoje?

O balanço que se faz é extremamente positivo e o feedback intensamente assertório, com um crescimento e evolução consolidados a todos os níveis. Este crescimento tem sido possível, porque a Earth Consulters conta com uma equipa que atua com altos padrões de qualidade, apostando em práticas de excelência, o que se traduz nas constantes e cada vez mais solicitações de grandes empresas, reforçando a nossa posição no setor da formação profissional. Sempre foi nosso objetivo chegar mais longe e a mais pessoas, e esse propósito tem vindo a ser alcançado com a nossa forte presença nas Ilhas da Madeira e dos Açores, alargando a nossa atuação para fora de Portugal Continental. Esta abertura de novos horizontes, já nos permitiu cumprir a entrada no mercado de trabalho de Moçambique, que há muito ansiávamos, por ser um país em crescimento em todos os setores da Economia. Angola e todos os outros PALOP são agora também um dos nossos principais focos de atuação. O reforço e consolidação no mercado têm permitido capacitar as empresas a serem mais competitivas e a darem respostas céleres às exigências laborais.

 

Encontra-se sediada na cidade de Viseu, no entanto dirigem a sua ação a instituições públicas, empresas privadas e a particulares, em qualquer região do país. Como é feito todo este processo para que qualquer pessoa ou instituição possa aceder aos cursos da Earth Consulters a partir de qualquer ponto do país?

Viseu, sempre nos pareceu estrategicamente um bom ponto para chegar a bom porto. A proximidade às várias capitais de distrito, através de AE, temos Aveiro a 30 minutos de distância, Porto, Coimbra, Guarda, Vila Real e mesmo Espanha a cerca de uma hora de caminho e Lisboa a 2h30, e o forte crescimento económico que se fazia sentir na região, fizeram de Viseu um excelente ponto de partida para fazer cumprir os nossos objetivos. Não obstante Viseu possuir ótimas vias de comunicação que nos fizeram chegar sempre longe, a Earth Consulters, como já referido, sempre pretendeu estar perto das pessoas, para que estas se pudessem capacitar, sem terem de se deslocar para longe. Para alcançar essa proximidade com as pessoas e/ou entidades, a Earth alavancou o seu próprio crescimento, abrindo novos espaços em Braga, Porto, Castelo Branco, Lisboa e Faro, e mais recentemente a entrada no mercado da formação profissional nas Ilhas da Madeira e dos Açores.

A Earth Consulters dispõe assim de infraestruturas físicas, bem como de uma equipa pronta a responder de forma célere às tantas solicitações que todos os dias nos cheguem, quer via e-mail, telefone e todos os outros meios de comunicação de que dispomos, para chegarmos eficaz e eficientemente junto de todos.

 

A Earth Consulters possui duas áreas de negócio distintas: a área da formação profissional e consultoria onde disponibilizam soluções à medida do cliente. Quais são as áreas de formação que podemos encontrar na empresa?

O core business da Earth Consulters é imensamente baseado na necessidade superlativa do cliente em obter formação obrigatória para o exercício de uma determinada profissão/ área de negócio.

A Earth Consulters ministra formação profissional obrigatória e planos de formação elaborados à medida do cliente. As ações de formação profissional que dispomos são certificadas pela DGERT- Direção Geral do Emprego e das Relações do Trabalho, o que por si só, já é o reconhecimento global da nossa capacidade enquanto entidade formadora para executar formação através das melhores práticas. A Earth Consulters dispõe ainda do reconhecimento do Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, através das DRAP – Direção Regional da Agricultura e das Pescas, para ministrar ações de formação na área da Agricultura, setor de forte crescimento económico em Portugal. Estamos ainda reconhecidos pelo IMT- Instituto da Mobilidade e dos Transportes, IP., para ações de formação na área dos Serviços de Transporte. A Agricultura, os Serviços de Transporte, a Segurança e Higiene no Trabalho, entre tantas outras, são áreas de extrema importância para a economia portuguesa e, por isso, apostamos na capacitação de quem exerce estas atividades, para gerar competitividade, crescimento e riqueza também na nossa economia.

 

A Earth Consulters conta com diversas parcerias e tem já uma experiência consolidada na promoção de formação, sobretudo de caráter obrigatório, para o desempenho de uma determinada área de atividade. A população, em geral, mostra-se mais suscetível a procurar formações complementares?

Sim, de facto as parcerias são um meio privilegiado para chegarmos aos clientes e às suas necessidades. Conhecendo o cliente, a nossa equipa dá garantias de todos os serviços de formação e consultoria que lhes podemos prestar, fazendo um acompanhamento de qualidade aos clientes, permitindo que ele se dedique apenas ao seu negócio, enquanto a Earth Consulters, o informa e encaminha para as melhores soluções para dar resposta às obrigações e lacunas que nos apresentam. É neste acompanhamento, neste encontro de soluções que as parcerias resultam como um todo, que é sempre mais que a soma das partes, sendo que o reconhecimento do que é uma parceria, os vínculos que se criam e a fidelização a uma equipa que previne desconformidades e que acompanha a resolução de eventuais problemas, são fatores que contribuem para o sucesso das pessoas e das empresas, numa estratégia de reciprocidade.

 

Qual a importância das parcerias e cooperação realizadas entre a Earth Consulters e as demais instituições?

Como atrás referi, as parcerias são de vital importância para as partes envolvidas, sendo esta a ‘alma do negócio’. Cada um de nós, em cada atividade, tem o objetivo de ser e fazer mais e melhor e só com este pressuposto podemos almejar obter o sucesso.

O nosso objetivo com as parcerias e cooperações, é o de conseguir ter uma relação de maior proximidade com os locais, as pessoas, os hábitos e as necessidades, por forma a garantir a resposta eficaz aos problemas, a sugerir soluções para futuras desconformidades, e a aconselhar serviços e métodos para a obtenção do sucesso.

 

O público-alvo da Earth Consulters é o público em geral, a par dos colaboradores de diversas empresas, com as quais são contratualizados os serviços de formação. As formações podem ser ministradas nas instalações da Earth Consulters ou nas das empresas supracitadas. Como se desenvolve cada uma destas opções de formação? A formação profissional pode ser personalizada?

Claro que sim. Os planos de formação elaborados pretendem ir de encontro às necessidades dos clientes, proporcionando planos feitos à medida para que o cumprimento das suas necessidades seja efetuado de forma confortável para os nossos clientes. O nosso sucesso advém dos nossos clientes e por isso, damos uma resposta adequada, de rigor e excelência a quem nos procura tantas e tantas vezes. Muitas vezes as necessidades que nos chegam ou as soluções que encontramos para os nossos clientes, levam-nos às suas próprias instalações, que por excelência é o local onde vão aplicar as melhores práticas partilhadas nas nossas ações de formação. A proximidade ao local de trabalho, às pessoas que diariamente trabalham umas com as outras e que conhecem as dinâmicas das entidades, resultam na aquisição de um know-how mais eficaz e que pode trazer verdadeiros resultados de sucesso. Sendo a satisfação dos nossos clientes, uma das nossas prioridades, as ações de formação realizadas pela Earth Consulters são ajustadas de acordo com a disponibilidade dos clientes, quer em horários, locais e conteúdos programáticos abordados.

 

Muitas vezes não é possível adequar a oferta formativa existente com as possibilidades de acesso dos clientes. A Earth Consulters disponibiliza cursos financiados?

Neste momento não possuímos cursos financiados. O novo Quadro Comunitário, Portugal 2020, encontra-se ainda pouco desenvolvido na área da formação financiada, nomeadamente para os setores de mercado onde atuamos. Contudo, os valores por nós praticados na modalidade de formação privada, são acessíveis, sendo que compreendemos também as dificuldades que os nossos clientes possam ter, dando sempre a melhor resposta, elaborando também propostas de cotação que eventualmente podem sofrer ajustamentos de acordo com as necessidades, não descurando nunca a qualidade pedagógica exigida e com a qual fazemos questão de trabalhar todos os dias.

 

Que importância assume, nos dias de hoje, uma formação certificada e complementar ao exercício de determinadas profissões?

A formação profissional certificada e complementar ao exercício de determinadas profissões assume-se cada vez mais como natural. A obrigatoriedade da formação para exercer uma determinada profissão está cada vez mais desmistificado e temos nas nossas formações, clientes que frequentam ações de formação não só pela obrigatoriedade mas pela competitividade que isso lhes pode trazer num mercado de trabalho cada vez mais ‘feroz’. As pessoas estão já sensibilizadas para o facto de, sendo a formação de caráter obrigatório, de certeza trará vantagens e quem não as frequentar fica irremediavelmente para trás. A questão da obrigatoriedade em muitos casos nem devia ser colocada, porque o sucesso também se obtém por querer saber mais e pela partilha com outros de práticas de excelência em diferentes setores de atividade.

 

A modernização e inovação tecnológica acarretam desafios constantes. Que estratégia tem adotado a Earth Consulters para acompanhar as exigências do mercado e ser a empresa sólida que é nos dias de hoje?

A nossa estratégia sempre foi inovar, acompanhando também os desafios que o mercado e a globalização nos trouxeram. As realidades estão em constante mudança dia após dia e como já referi, fazemos questão de acompanhar os nossos clientes o mais possível conhecendo os hábitos e os seus problemas para também nós nos sentirmos na vanguarda, para que também nós estejamos em todo o lado, e nos possamos dar a conhecer a todos. Este conhecimento e acompanhamento permite ajustar também o nosso trabalho e ministrar formação aos nossos colaboradores para que possam colmatar as necessidades e acompanhar todas as mudanças.

Os novos paradigmas da era da globalização levaram-nos a adotar novas estratégias, recorrendo ao processo de internacionalização para reforçar o nosso crescimento e expansão em novos mercados. Sabíamos à priori que a entrada no mercado de Moçambique, ainda com muitas lacunas na área da formação profissional, permitiria a modernização das equipas que trabalham nas empresas, bem como a capacitação de outros que procuram trabalho, aumentando a capacidade de produção, fomentando o crescimento económico, social e humano daquele país. O objetivo é adotar novas estratégias de internacionalização que cheguem a outros países.

 

Está prevista a abertura de mais algum curso na Earth Consulters? Por onde passa o futuro da empresa?

A Earth Consulters está sempre a crescer e o futuro está já no próximo segundo.

Enquanto CEO da Earth e mentor de uma equipa que está sempre disposta a dar tudo pelos clientes, preocupa-me que amanhã possa ser retrógado o que planifico hoje, que o futuro não corresponda ao plano que defini e que incentivo os meus colaboradores a ter, contudo trabalhamos a cada momento para mais e melhor, antecipando que o futuro também seja o que planeei.

Contudo, veja o exemplo das condições meteorológicas, a presença de nuvens, vento e alguma humidade, fazem-nos prever que a qualquer momento poderá chover. Mas esta previsão não passa disso mesmo, uma previsão. O futuro nunca pode ser prognosticado com exatidão.

Posso é garantir que a Earth Consulters vai continuar a prestar serviços de qualidade a quem nos procura, trabalhando sempre para alcançar a confiança que os clientes depositam em nós.