Há um espaço mágico no centro histórico de Lisboa. Um espaço onde o Circo é rei e a Cultura e a Educação andam de braço dado. Esse espaço é o Chapitô, um dos mais prestigiantes projectos artísticos e culturais do país com grande projecção nacional e internacional, onde se insere a Escola Profissional de Artes e Ofícios do Espectáculo (EPAOE) que oferece uma resposta abrangente ao universo das artes e ofícios do espectáculo, desde a conceção e produção de espectáculos e animações, quer seja em palco ou nos bastidores.

SAMSUNG CSC

Com mais de 30 anos de experiência na formação de jovens, a EPAOE – Escola Profissional de Artes e Ofícios do Espetáculo do Chapitô, é a única escola em Portugal com especialização em artes circenses – apresenta propostas e dinâmicas alinhadas com o mercado de trabalho, garantindo a integração dos alunos no meio profissional artístico. Oferece atualmente dois cursos que dão equivalência ao ensino secundário:

  • Interpretação e Animação Circenses
  • Cenografia, Figurinos e Adereços

Estudos recentes afirmam que o Chapitô garante uma taxa de empregabilidade para cerca de 80% dos alunos. Para tal, contribui o contacto com profissionais da área ao longo do curso e os estágios realizados não só em Portugal como também em diversas escolas e entidades europeias, assim como as actividades e espectáculos realizados em prestigiados espaços culturais.

 

14-01-24 2Cen Cenog (31)

 

Inserção no mercado de trabalho

A Escola Profissional do Chapitô garante aos seus alunos a inserção no meio artístico através de:

  • Estágios Curriculares

Nos últimos anos, alunos da EPAOE têm realizado os seus estágios em escolas de circo europeias e sul-americanas; em ateliers de profissionais (artistas, figurinistas, aderecistas, moda); em televisão ou estúdios de produção; em teatros e companhias nacionais e estrangeiros; em equipas de produção de luz e som/construção e montagem de cenários e adereços para espectáculos.

  • Participação em Feiras e Festivais Internacionais:
  • Estrasburgo – EYE (European Youth Event 2014
  • Festival Internacional de Circo do Rio de Janeiro (2014)
  • Feira do Livro de Lisboa (2014)
  • Festival CIRCA – Auch/França (Outubro/2014)

Acresce a credibilidade e notoriedade que a EPAOE goza, expressa nas parcerias institucionais que tem estabelecido ao longo dos anos, nomeadamente:

  • Ministério da Educação e Ciência
  • Ministério da Justiça
  • Secretaria de Estado da Cultura
  • Ministério da Solidariedade, Emprego e Segurança Social
  • Câmara Municipal de Lisboa
  • Fundação Calouste Gulbenkian

IMG_3755

Número de alunos formados pelo Chapitô: cerca de 500

Número de alunos em escolas de circo internacionais: 20 (ESAC – Bélgica; Circus Space – Reino Unido; Lido – França; CNAC – França; ENACR – França; Ecole Jacque Lecoq – França; Baltazar – França; ENACR – França; Vertigo – Itália; Escuela International de Circo – Espanha; Teatro CAU – Espanha)

Carnaval-Xapitô

Falando especificamente do curso de Curso de Cenografia, Figurinos e Adereços, este forma técnicos de realização plástica marcados pelo imaginário circense, respondendo cenicamente a uma grande mobilidade e maleabilidade em total interacção com os intérpretes do Curso de Interpretação e Animação Circenses. Os nossos alunos aprendem a criar com diversos tipos de materiais (como esferovite, madeira ou ferro), a fazer fatos e adereços diversos (costura e modelação) e ainda técnicas de caracterização que englobam efeitos especiais (feridas e cicatrizes, por exemplo…)

Saídas Profissionais: Técnico de Montagem Cénica; Técnico de Guarda-Roupa; Técnico de Caracterização; Aderecista; Contra-regra; Maquinista, Director de Cena, Director de Arte, Cenógrafo.

Podem depois vir a trabalhar em companhias de teatro, circo, televisão e cinema.

As inscrições estão abertas!

Mais informações em: 21 885 55 50 ou através do email: epaoe.secretariado@chapito.org