Elon Musk avança com plano “sexy”

Tal como já vai sendo hábito, o patrão da Tesla, Elon Musk, voltou a utilizar o Twitter para anunciar novidades: um novo SUV compacto, denominado Model Y, além de uma variante minibus do Model X.

2073

O Twitter voltou a ser o palco eleito por Elon Musk para anunciar novos projectos. Desta feita, um SUV compacto, o Model Y, e uma variante minibus do Model X. De acordo com a “CarAdvice”, no caso do Model Y, trata-se do fechar do plano de lançamentos de novos modelos que Musk anteviu resumidos numa palavra: “sexy” – Model S, Model E, Model X e Model Y. Sucede que o Model E foi forçado a mudar de designação, para Model 3 (por se posicionar como um rival do BMW Série 3), devido a questões de registo do nome, actualmente na posse da rival Ford.

Já quanto à anunciada versão, provavelmente de sete lugares, do Model X, o véu havia sido ligeiramente levantado quando, há cerca de um mês, Elon Musk deu início à fase dois do plano de desenvolvimento da companhia. Garantindo então, e mais uma vez através de um tweet, elevada habitabilidade num futuro minibus da Tesla. Parece já ser certo que, embora tendo por base o Model X, o minibus não venha a contar com as emblemáticas portas traseiras de abertura estilo asa de gaivota. Embora marcante, esta solução tem também sido razão de inúmeros problemas no modelo já em comercialização.

Apesar da confirmação do avanço dos projectos, desconhecidos continuam ainda os prazos para a apresentação, mesmo na versão concept, destes dois novos modelos. Até porque, neste momento, a Tesla não tem mãos a medir com a produção dos veículos já em comercialização, nomeadamente do Model 3, que apenas deverá atingir a produção máxima em 2018, sensivelmente na mesma altura em que a nova fábrica de produção de baterias, construída em conjunto com a Panasonic, entre em funcionamento no estado norte-americano do Nevada.