Google quer ajudar diabéticos “a viver plenamente com saúde”

Gigante tecnológico norte-americano e farmacêutica francesa criam produtos e serviços para doentes de diabetes.

719

Os doentes com diabetes vão poder usufruir de um conjunto dedicado de produtos e serviços, criado pelo grupo farmacêutico francês Sanofi e a Verily Life Sciences, filial do gigante norte-americano Google. O anúncio foi feito esta segunda-feira.

A “joint-venture” chama-se Onduo e pretende ajudar “as pessoas com diabetes a viver plenamente com saúde, desenvolvendo soluções globais que combinam instrumentos, programas informáticos, cuidados médicos e profissionais para permitir uma gestão simples e inteligente da doença”, diz o comunicado.

Numa primeira fase, o empreendimento destina-se apenas aos doentes com diabetes tipo II, em que o organismo não produz insulina em quantidade suficiente, mas o objectivo é alargar a actividade aos pacientes de diabetes tipo I (quando o pâncreas deixa subitamente de produzir insulina) e, porventura, trabalhar na prevenção junto de pessoas com risco para desenvolver a doença.

Segundo dados fornecidos pela Organização Mundial de Saúde, a prevalência da diabetes tipo II tem vindo a aumentar por todo o mundo e Portugal não foge à regra, com um milhão de portugueses a sofrer da doença. Em Portugal, a diabetes já mata mais de 12 pessoas por dia.