ASAE abre 18 processos em fiscalização de transporte de mercadorias

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) aplicou 18 multas, no âmbito de uma fiscalização de transporte de mercadorias, nomeadamente por falta de higiene, informou hoje a entidade em comunicado.

589

Numa chamada “Operação Abastecimento” (com cooperação da PSP e da GNR), a ASAE fiscalizou 1.309 viaturas, desde terça-feira até à madrugada de hoje, verificando as condições de transporte de mercadorias em circulação (alimentares e não alimentares), nos principais acessos aos grandes centros urbanos, industriais e mercados abastecedores.

Foram ao todo 40 locais do continente onde se verificaram as condições “higiosanitárias de transporte, o controlo de temperatura e a rotulagem dos produtos e a documentação de acompanhamento das mercadorias”, explica a ASAE no comunicado.

E especifica que foram controladas mas de 2.100 toneladas de produtos como carne, combustíveis, peixe, fruta e hortícolas, pão, bolos e bebias, além de têxteis, calçado e peças de automóvel.

Os 18 processos de contraordenação deveram-se essencialmente a “incumprimento dos requisitos gerais e específicos de higiene”, e à “falta de condições de veículo para transporte de géneros alimentícios e irregularidades relativas ao controlo metrológico obrigatório”.

Foram ainda apreendidos 125 quilos de pescados e dois equipamentos de controlo de temperatura.

FP // MAG

Lusa/fim