“O CRESCIMENTO DO NOSSO CLIENTE É O NOSSO CRESCIMENTO”

Telma e Paz e Débora Neves são duas mulheres de negócio que, apercebendo-se das necessidades do tecido empresarial, decidiram fundar a Mind Consulting, que se apresenta no mercado como uma empresa especializada em diversos domínios adaptando os serviços às necessidades específicas de cada um dos clientes com uma linha orientadora e prioridades bem definidas: ser o verdadeiro parceiro do seu cliente.

548

Presente no mercado há cerca de um ano, a Mind Consulting disponibiliza aos seus clientes um conjunto de serviços que os ajuda a dinamizar, inovar, crescer e criar valor no mercado. Num mercado cada vez mais competitivo e exigente devido à globalização, a verdade é que as empresas enfrentam desafios mais complexos e também eles, globais. Para Telma Paz e Débora Neves, o maior obstáculo que se impõe, atualmente, às empresas está relacionado com o financiamento. Para Telma Paz, os financiamentos públicos que estiveram parados durante algum tempo, a dificuldade em obter financiamento por parte da banca, a burocracia e a morosidade dos processos de avaliação das candidaturas a incentivos, acabaram por ser um grande entrave para os empresários. “Contudo, o nosso tecido empresarial tem tido uma evolução bastante positiva. As empresas apresentam um mind set atual e demonstram capacidade de resposta para SE adaptarem rapidamente às exigências da internacionalização e do mercado global”, refere Telma Paz.

SERVIÇOS DE “A” A “Z”

“É o projeto das nossas vidas”, começam por referir Telma Paz e Débora Neves, que já tinham trabalhado juntas, vindo a demonstrar vontade de ter um projeto próprio. Contudo, o passo foi dado quando outra grande mudança se deu nas suas vidas pessoais: foram mães. “Era a fase indicada, pois estávamos a iniciar um projeto novo pessoalmente também”, explicam as empresárias.

A experiência profissional na área de captação de incentivos e na área de contabilidade e gestão de empresas permitiu-lhes concluir que existiam algumas falhas no universo empresarial que queriam colmatar. “Os pequenos projetos e os pequenos empresários muitas vezes não eram apetecíveis para a maioria das consultoras, não tendo o devido acompanhamento. Para nós isso tornou-se num nicho de mercado explorável”, avançam as nossas entrevistadas.

E assim surgiu a Mind Consulting com um leque de serviços bastante abrangente e completo para as pequenas e médias empresas desde a área da contabilidade, passando pela consultoria financeira até à área dos incentivos fiscais e financeiros. “Juntámos, assim, as nossas competências e valências e colocámo-las ao serviço das PME’s no apoio à gestão de uma forma mais integradora”, explicam.

Com serviços complementares em várias áreas, a Mind Consulting presta apoio no âmbito da contabilidade de A a Z para pequenas e médias empresas ou empresários em nome individual. No que diz respeito à gestão financeira, são incluídos os apoios aos financiamentos, desde candidaturas no âmbito do IEFP a financiamentos de maior escala (Portugal 2020 e Horizonte 2020). Outro serviço prestado pela empresa concerne ao outsourcing administrativo para pequenas empresas que não teÊm o volume necessário para possuir um departamento administrativo, pelo que procuram apoio nessa área. Consultoria de gestão é outro serviço prestado pela Mind Consulting, onde é feito o acompanhamento dos investimentos das empresas e de empresários em nome individual desde o seu início, são feitos estudos de mercado e de viabilidade, bem como planos de negócio, gestão de recursos humanos, mapas de rentabilidade e indicadores de negócio ou, ainda, gráficos de performance da empresa.

“O nosso objetivo é prestar um serviço personalizado e adequado às necessidades específicas de cada cliente porque cada empresa procura um serviço e apoio em componentes diferentes para diferentes objetivos”, afirmam Telma Paz e Débora Neves. Pelo que apostam fortemente na formação e nas parcerias com outras empresas para complementar os seus serviços de forma a posicionarem-se ao lado do cliente como verdadeiro parceiro e, de A a Z, acompanhá-lo, aconselhá-lo, ajudando o seu negócio a tornar-se viável para crescer, “pois o crescimento do nosso cliente é o nosso crescimento”, referem.

O DESAFIO

Mulheres de negócios, esposas e mães. Assim é para Telma Paz e Débora Neves que, quando questionadas sobre se, entre a pressão e a capacidade de equilíbrio entre a vida profissional e pessoal, tem sido fácil fazer esta gestão, respondem que é o maior desafio das suas vidas. “É importante, acima de tudo estarmos sincronizadas e apoiarmo-nos. Tem sido fundamental podermos contar com a nossa equipa sem qual tinha sido um processo muito difícil. O nosso esforço pode ser máximo, mas inevitavelmente tivemos momentos em que não podíamos estar tão disponíveis e a 100%”, explicam as nossas entrevistadas para quem, inevitavelmente, a mulher acaba por ter um papel muito mais ativo, apesar de não tirarem o mérito à liderança no masculino.