UM BOM VINHO NUNCA É FRUTO DO MERO ACASO

Em entrevista à Revista Pontos de Vista, Mário Ramiro fala-nos sobre a quinta e o Vinho Regional Alentejano, Courelas da Casqueira, produzido com base nas melhores castas do Alentejo. Trata-se da primeira marca vinícola desta empresa de caráter familiar. Venha conhecer um pouco mais esta marca com história.

748

Em 1990 a antiga propriedade “Courelas da Casqueira” foi adquirida por uma nova família, a Ramiro, que não tinha experiência agrícola. Quais foram os maiores desafios dos primeiros anos?

Os principais desafios que surgiram no imediato foram precisamente “aprender” a cultura da vinha e o comportamento de cada casta naquele local. Principalmente, como rentabilizar a terra que tanta aptidão teria para a mesma cultura.

Como surge o projeto de tornar a propriedade apta para produção vinícola?

Com o sonho de podermos vir a ter a nossa própria marca de vinhos no mercado, iniciámos o projeto de reconversão de toda a propriedade, uma vez que na propriedade estavam plantadas videiras de todas as castas tradicionais, mas todas misturadas. Foi principalmente com a intenção de efetuar uma grande seleção de castas que iniciámos a reconversão, plantando igualmente castas tradicionais da nossa região.

“Produzido com base nas melhores castas do Alentejo, “Courelas da Casqueira” é a primeira marca vinícola desta empresa de caráter familiar”. Que “peso” tem o facto de a empresa ser uma empresa familiar?

É com grande gosto e orgulho que eu e o meu pai (mentor de todo o projeto) trabalhamos a terra, diariamente. Assim, trata-se de uma empresa familiar que se dedica diariamente aos nossos vinhos. Os nossos clientes gostam de ver uma marca que é trabalhada por nós desde a poda das videiras até a entrega do vinho junto do nosso cliente, cada garrafa que entregamos é um pouco do nosso trabalho diário e o público dá cada vez mais apreço a esse esforço desenvolvido por nós.

Que marcas considera que se destacam enquanto identidade da propriedade vinícola?

Sem dúvida que a marca que mais se destaca é o nosso vinho RESERVA, que tem pontuação elevada na apreciação das conceituadas revistas da especialidade, bem como um vinho de uma série especial de apenas 2500 garrafas que decidimos apelidar de “Courelas da Casqueira – 25 anos. Estrategicamente decidimos comemorar os 25 anos de propriedade da vinha. De qualquer forma penso que todas as nossas marcas destacam um vinho para cada ocasião, desde o nosso vinho “Selecção” até ao elevado grau de qualidade do vinho RESERVA, desde o que foi elaborado em 2011 até ao de 2012 que está presentemente ao dispor dos nossos clientes. Trata-se de um grande vinho de reserva com as castas da nossa região.

Que características possuem os vossos vinhos que os torna especiais?

Penso que a principal característica é, sem duvida, que temos um vinho especial para cada ocasião, desde o vinho que se toma diariamente até ao que se degusta em ocasiões especiais, isto é o “Seleção” que dá prazer beber em cada refeição, até ao vinho de momentos especiais, tendo para isso um vinho de “Reserva” com sabor a madeira, encorpado, etc.

“Courelas da Casqueira” foi a primeira marca a ser comercializada… e de futuro, estão previstos mais lançamentos?

O futuro só a Deus pertence, no entanto temos vários projetos em carteira, com o lançamento de novas marcas, dando a conhecer aos nossos clientes alternativas para cada ocasião.

Temos ainda, para muito breve, o lançamento dos nossos azeites, igualmente produzidos nas nossas terras que possuem um terroir excelente para a produção destes néctares que tanto prezamos.