“Bring Tesla Gigafactory to Portugal!”, criado no passado sábado no facebook soma já cerca de 20.000 membros, a par disto, está também a ser preparada uma conferência para o início de dezembro. Miguel Cunha, um dos administradores do grupo na rede social, justifica a urgência da conferência com o facto de que a Tesla escolherá brevemente o local da instalação da nova fábrica de baterias.

Portugal já fora apontado como um dos favoritos acolher a “Gigafactory” e o Governo português já demonstrou vontade em estreitar relações com a Tesla. Realizou-se, inclusive, uma reunião a 8 de setembro junto do secretário de Estado Adjunto e do Ambiente, José Mendes, para falar sobre “supercarregadores, representação formal da marca e possíveis projetos de investigação e desenvolvimento tendo em conta a infraestrutura rodoviária”, segundo nota do Ministério do Ambiente divulgada na altura.
Sexta-feira, foi noticiado que o Ministério da Economia teria entrado em contacto com a marca norte-americana para negociar a instalação desta fábrica em Portugal, segundo o Jornal de Negócios e o jornal digital Eco.
Para já, o grupo criado no Facebook tem a ambição de mandar uma mensagem: “@elonmusk, 100.000 Portuguese are welcoming you to Portugal”.
Notícia atualizada a 23 de novembro às 17h50