O estudo, norte-americano, aponta que as mulheres que passam muitas horas sentadas aceleram o seu processo de envelhecimento. Sendo que passar mais de 10 horas por dia sentadas dava às mulheres uma ‘idade biológica’ até oito anos mais velha do que devia ser.

Os investigadores, que estudaram os movimentos de 1.481 mulheres com mais de 64 anos, descobriram uma forte ligação entre o estilo de vida sedentário e o envelhecimento prematuro das células do corpo.

O Daily Mail destaca que se sabe que este processo de envelhecimento prematuro está ligado ao aumento do risco de cancro, diabetes e doença cardíaca.

Mas, segundo reporta este estudo, apenas meia hora de exercício físico – como uma caminhada acelerada, jardinagem ou andar de bicicleta – é suficiente para desfazer os danos de um dia passado sentado.

Para quem tem trabalhos sedentários e passa 75% do seu dia de trabalho em frente a um ecrã de computador, recomendam-se paragens regulares para idas à casa de banho, à rua, beber água, café ou simplesmente descer e subir as escadas. Manter alguma atividade com as pernas e ir mudando de posição também pode ajudar.