Earth Consulters surge em 2010 com o principal objetivo de qualificar as empresas e os particulares, desenvolvendo ações de formação profissional certificada e obrigatória. Que principais lacunas visava colmatar no mercado?

Quando se iniciou o projeto Earth Consulters existiam ainda lacunas no mercado para responder à legislação da formação profissional em Portugal. Pretendíamos, dessa forma, prestar um serviço que aconselhasse as entidades da obrigatoriedade da formação profissional, em várias vertentes, bem como a importância que esta tem para reforçar a produtividade e competitividade. Atualmente, a Earth Consulters continua a intervir na capacitação de recursos humanos, promovendo e realizando projetos de formação e intervenção inovadores.

Com a premissa de aumentar as competências profissionais dos seus clientes, qual tem sido o elemento diferenciador que destaca a Earth Consulters dos demais no setor?

A Earth Consulters tem vindo a destacar-se no mercado por manter contacto próximo e regular com os formandos, apostando em práticas de excelência, desde o primeiro contacto. Queremos ser os melhores, renovando esse objetivo todos os dias. Além do rigor com que atuamos, temos uma equipa vocacionada para o atendimento personalizado ao cliente, prestando apoios necessários na resolução de problemas, fazendo com que os empresários se dediquem apenas ao negócio, deixando o excedente connosco.

“O nosso sucesso advém dos nossos clientes e por isso, damos uma resposta adequada, de rigor e excelência a quem nos procura tantas e tantas vezes”. Que outros valores definem a Earth Consulters?

A dedicação e ambição das equipas de alto rendimento e que integram a estrutura são considerados os pilares basilares do sucesso. O sucesso aparece quando se tenta atingi-lo. O sucesso não é tudo, mas querê-lo é. Somos produto das nossas decisões. A integridade, credibilidade e solidez, são outros valores enraizados, na medida em que a conduta para com os nossos stakeholders, rege-se sempre por práticas de excelência. Credibilidade e solidez «andam de mãos dadas».

Com formadores qualificados, um departamento de formação dedicado e homogéneo e um departamento comercial que faz acompanhamento em todas as fases.

Damos às pessoas responsabilidade, poucas outras coisas podem ajudar mais as pessoas, deixamos que sintam que confiamos nelas.

A Earth Consulters é uma empresa de Consultoria e Formação Profissional. Que balanço é possível perpetuar do seu percurso até aos dias de hoje?

O balanço que se faz é cada vez mais um balanço positivo e o feedback ainda melhor, com crescimento e evolução consolidados. Tal como um avião, descolamos contra o vento, mas hoje estamos em plena velocidade de cruzeiro e está a ser uma viagem excecional, pelos desafios que se nos apresentam. O trabalho duro, as batalhas invisíveis dentro de nós reforçam o crescimento, observável com a posição que alcançamos no setor da formação profissional. O reforço e consolidação no mercado tem permitido capacitar as empresas a serem mais competitivas e produtivas e darem respostas céleres às exigências laborais.

A Earth Consulters tem como visão a promoção e realização de projetos de formação e de intervenção inovadores, de qualidade e de valor sustentável. Que papel pretende assumir a empresa na sociedade?

Pretendemos assumir o topo, sermos os melhores, o lugar de destaque, alcançando tudo e todos. A Earth Consulters sabe que existe uma percentagem significativa de pessoas que desconhece a legislação e não cumpre com obrigações laborais. Nem sempre é fácil chegar a elas, nem encontrar a melhor estratégia para lá chegar, e fazer compreender que a formação profissional é mais que mera obrigação ou dever. A Earth Consulters quer alargar o seu setor de atividade, tendo já feito pedido de alargamento de áreas na DGERT. Tentar que as pessoas se preparem cada vez melhor para o futuro, mostrar que as limitações, a maior parte das vezes, apenas vivem dentro das suas cabeças. As pessoas têm de ter desejo de sucesso. Esse desejo tem de ser maior que o medo do fracasso. Temos de nos aperfeiçoar, dessa forma tornamos o mundo melhor. As pessoas têm medo de crescer devagar demais, que a aprendizagem corra devagar, devem ter medo é de ficarem paradas.

A Earth Consulters encontra-se sediada na cidade de Viseu. Porquê? Qual é a estratégia e onde está a empresa presente para além desta cidade?

Viseu é central, chamou-me a atenção mas não só, porque muitas coisas me chamam a atenção, só decido avançar para as que me chamam também o coração. Viseu sempre nos pareceu estrategicamente um bom ponto para chegar a bom porto, pela proximidade com várias capitais de distrito. Não obstante Viseu possuir ótimas vias de comunicação, a Earth, quer estar perto das pessoas, para que tenham acesso direto a informação e formação, sem terem de se deslocar. Para alcançar essa proximidade com pessoas e entidades, a Earth alavancou o seu crescimento, abrindo em Portugal espaços em Braga, Porto, Lisboa e Faro, e recentemente nas Ilhas da Madeira e Açores.

Com forte presença no continente e nas Ilhas da Madeira e Açores, a Earth Consulters tem alargado a sua área de atuação, tendo já entrado no mercado de trabalho de Moçambique. Quais as principais diferenças entre os mercados português e moçambicano?

As diferenças são muitas. Existem obstáculos para o crescimento das empresas naquele País, começando pelos recursos humanos pouco qualificados.

É um país que apresenta sistemas contabilísticos, fiscais e jurídicos semelhantes ao nosso, mas apresenta insuficiências nas infraestruturas económicas, sociais, viárias e energéticas. Moçambique tem uma economia débil, com limitados recursos financeiros sendo o custo de vida desajustado à realidade dos ordenados. Praticarmos os valores de investimento médio que aqui praticamos, seria impensável, traduzir-se-ia num investimento inconcebível de cerca de 10 mil meticais, mais que o salário da maior parte dos Moçambicanos. É o país da África Austral com menor taxa de escolaridade efetiva. A falta de bases para potenciar a aprendizagem na idade adulta é outro problema. Junto com os E.U.A., Maurícias e África do Sul, Portugal é dos países que mais tem investido em Moçambique, com mais de 300 milhões de euros de investimento em 2014. Vivem cerca de 25 mil portugueses na nossa ex-colónia. É um desafio.

Com um reforço e consolidação no mercado bem visíveis, por onde passa o futuro da Earth Consulters? A sua expansão nos Palop é uma realidade?

Nós queríamos muito que fosse uma realidade sólida, mas como deve compreender, as expansões de atividade são um desafio que tem de ser equacionado em muitas vertentes. A vida fecha-nos portas, mas também nos abre outras. Quase nunca vemos as que se abriram, porque ficamos demasiado tempo focados a olhar para as que se fecharam. Nós temos o farol sempre nas que se abrem. Estamos a trabalhar nesse sentido. A alma é o segredo do negócio.

Os planos de formação elaborados pela Earth Consulters pretendem ir de encontro às necessidades dos clientes, proporcionando planos feitos à medida. Quais as áreas de formação disponibilizadas pela empresa?

O nosso core business é baseado na necessidade do cliente em obter formação obrigatória para o exercício de uma determinada área de negócio. A Earth Consulters ministra formação profissional obrigatória e formação à medida. As ações de formação profissional que dispomos são certificadas pela DGERT, o que por si só, já é o reconhecimento da nossa capacidade enquanto entidade formadora. A Earth Consulters dispõe ainda de reconhecimento do Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, para ministrar ações de formação na área da Agricultura. Estamos ainda reconhecidos pelo IMT- Instituto da Mobilidade e dos Transportes, IP., para ações de formação na área dos Serviços de Transporte. A Agricultura, os Serviços de Transporte, a Segurança e Higiene no Trabalho, entre tantas outras, são áreas de extrema importância para a economia e por isso apostamos na capacitação de quem as exerce.

De que forma podem ser ministradas?

As ações podem ser ministradas, logo no momento em que haja necessidade expressa para a sua realização. Além das nossas
infra-estruturas, temos nos vários pontos do país, estabelecidos protocolos de cooperação e cedência de salas, que permite ministrar formação em locais apropriados, que cumpram com requisitos para o bem-estar dos formandos e a qualidade pedagógica da ação. Por forma a responder a uma das maiores necessidades dos formandos, proximidade do local de trabalho/ residência ao local da formação, a nossa equipa encontra a solução que melhor se adequa às situações. Para a prática, contamos com uma bolsa de formadores altamente qualificada, e com uma experiência profissional enquadrada no setor de atividade a que a formação se refere.

Refere que a formação profissional certificada e complementar ao exercício de determinadas profissões assume-se cada vez mais como “natural”. Os profissionais estão consciencializados para a importância que a formação complementar assume nos dias de hoje?

Temos ainda uma parte significativa que não vê a importância da formação complementar nos dias de hoje e que, na maioria das vezes, realiza a ação apenas para cumprir com a legislação ao invés da aprendizagem e know-how adquiridos. Ainda existe a ideia de que a formação profissional é uma medida política, o que não corresponde à verdade. A formação profissional contínua fomenta o espirito crítico e preventivo, incrementando a competitividade e a qualificação de recursos humanos.

Inovação é cada vez mais a palavra de ordem no universo empresarial. De que forma a Earth Consulters tem conseguido corresponder às necessidades dos seus clientes num mercado competitivo e exigente?

A estratégia sempre foi inovar, acompanhando os desafios que a globalização nos colocou. As realidades estão sempre a alterar-se e por isso fazemos questão de acompanhar sempre os nossos clientes, conhecendo hábitos e problemas para também nós nos sentirmos na vanguarda. Este conhecimento e acompanhamento permite ajustar a nossa missão, qualificando também nós a nossa equipa para que sejamos capazes de implementar a mudança. Os paradigmas da era da globalização levaram-nos a adotar novas estratégias, recorrendo ao processo de internacionalização para reforçar o crescimento e expansão em novos mercados.

A Earth Consulters disponibiliza, igualmente, aos seus clientes serviços de consultoria. Quais as áreas de atuação? As empresas compreendem a relevância dos serviços de consultoria para o seu reforço e expansão no mercado?

As empresas vão compreendendo a relevância destes serviços, após nos terem conhecido na vertente da formação profissional, onde são sensibilizados para outras áreas de atuação. Prestamos consultoria jurídica, auxiliando os nossos clientes no melhor caminho a trilhar, na resolução de problemas jurídicos que tenham inerentes à sua atividade profissional. Prestamos ainda consultoria na área do Marketing e do novo quadro comunitário, auxiliando os clientes a incrementar a sua área de negócio, tornando-os mais competitivos num mercado já saturado em muitos setores de atividade.

Com uma experiência consolidada na promoção de formação a nível nacional, a aposta da empresa passa pela formação com elevado grau de empregabilidade ou em formação obrigatória para o desempenho de uma área de atividade. Por quem são mais procurados? Empresas ou particulares?

Inicialmente seria mais por empresas que estariam, nessa fase, ainda sem conhecimento da legislação e que apostaram na qualificação dos recursos humanos. Atualmente, podemos afirmar que a discrepância entre Particulares e Empresas é reduzida, uma vez que os Particulares já procuram obter certificação em áreas distintas, como forma de serem mais competitivos, mas também de garantir a empregabilidade.

Eleita PME líder em 2016

Eleita PME líder em 2016 o que podemos esperar da Earth Consulters para 2017?

Tudo o que sonhamos ser, ou que sonhamos que podemos fazer, temos de começar. Arriscar, ser ousados. Pretendemos evoluir, mantendo presentes os valores e a nossa missão. Queremos fazer mais e melhor. Não podemos dar nada por adquirido, pelo que cada dia e não cada ano é um desafio. A nossa dedicação e ambição torna tudo possível, procurando em cada um dos dias, novos caminhos para alcançar o sucesso. Há sempre arestas a limar e novos trajetos para percorrer, e, em 2017, contamos também com os nossos clientes para tornar a Earth Consulters mais e melhor.