A LUMO Consultoria de Gestão é uma empresa de consultoria empresarial que desenvolve a sua atividade focalizada na gestão dos projetos dos seus clientes. Aquando a criação da LUMO que principais lacunas no mercado visavam colmatar?

A LUMO surgiu em torno de uma ideia: gerir os projetos das empresas do início até ao encerramento físico e financeiro do investimento. Criada por cinco profissionais com cerca de 20 anos de experiência no mercado, apercebemo-nos que, durante o nosso percurso profissional, as pequenas e médias empresas não têm a lógica de funcionamento da criação de uma equipa permanente para a execução e acompanhamento de um projeto. E é aqui que a LUMO entra, quando nos apercebemos das falhas existentes neste nicho do mercado, como especialistas de gestão e projetos e com cinco áreas de atuação: Incentivos, Sistemas de Gestão, Capital Humano, Marketing e Internacionalização e Corporate Finance.

É missão da LUMO contribuir para o desenvolvimento sustentado das empresas, auscultando as suas necessidades e desenvolvendo serviços e soluções integradas. De que forma orientam a sua prestação destacando-se das demais do setor?

A nossa especialização na gestão de projeto é o fator-chave da LUMO. Assumimos um compromisso com a empresa de que o projeto vai chegar à reta final cumprindo as metas definidas. Contamos com estas áreas de competência que nos permitem intervir e, ao longo do projeto, suprir as necessidades que vão surgindo, auxiliando o cliente para que tenha o resultado esperado. Somos uma equipa de séniores com uma vasta experiência e especialização em diferentes áreas e a nossa visão alargada em gestão de projetos é a nossa diferenciação.

A LUMO é entidade acreditada para prestação de serviços no âmbito dos vales. Prestam serviços de consultoria no âmbito dos vales Empreendedorismo e Inovação. Em que aspetos as empresas necessitam de maior apoio?

As empresas pretendem otimizar os seus recursos e focalizam-se no seu negócio, não tendo muitas vezes recursos para gerir internamente os projetos. A nossa abordagem passa pela criação de equipas integrando elementos da empresa, da LUMO e outros recursos externos específicos para cada projeto. Após a conclusão dos projetos, a LUMO mantém o contacto com as empresas, existindo recorrentemente a possibilidade de surgir novos projetos após esta cooperação. É necessária uma atuação próxima do cliente e esta relação de proximidade é muito importante.

A acreditação do Portugal 2020 é um fator importante para a LUMO, que defende a acreditação não só para quem presta os serviços, mas também para quem elabora e acompanha as candidaturas, pois só beneficiaria a qualidade do serviço prestado, constituindo assim uma garantia para as empresas que contratam o serviço de elaboração e acompanhamento das candidaturas. Tem de haver rigor e profissionalismo nesta questão. É importante dar respostas adequadas às necessidades que vão surgindo.

A importância da experiência e a capacidade de resposta às empresas é o que define a LUMO pela sua especialização e experiência no mercado. Queremos ser uma mais-valia e criar valor acrescentado nas empresas com as quais trabalhamos.

A LUMO apoia, igualmente, o desenvolvimento de projetos de investimento das empresas, desde a ideia original até à sua conclusão física e financeira. De forma a LUMO ajuda as empresas a contornar os obstáculos durante o acompanhamento?

O sucesso de uma candidatura a um sistema de incentivos, não se resume à sua aprovação, esse é apenas o ponto de partida para o desenvolvimento do projeto de investimento na empresa.

Ao longo desse processo a LUMO identifica cinco fases, acompanhando cada uma delas de modo a assegurar a eficácia da prestação do serviço. Numa primeira fase fazemos o diagnóstico e o enquadramento daquilo que o cliente pretende. Saber como podemos ajudar e quais são as soluções disponíveis. É uma fase importante de relacionamento com o cliente. A segunda e terceira fase, correspondem à elaboração e gestão da candidatura, respetivamente, onde prestamos um trabalho técnico para ajustar o processo às regras exigidas. A quarta fase é a fase de acompanhamento num contacto permanente junto das entidades financiadoras, propondo alterações e soluções com vista a maximização do incentivo recebido. É a fase mais importante e onde fazemos a diferença, pela experiência que acumulamos em diversos processos. Por fim, a fase do encerramento, que corresponde ao fim da execução física do investimento e análise do cumprimento das metas do projeto, o grande objetivo de cada projeto.