Nova aplicação para smartphone para comprar bilhete de metro, barco ou autocarro em Lisboa

Uma nova aplicação para smartphone está disponível a partir de hoje para comprar o seu bilhete diário ou o passe mensal para o metro, barco e autocarros em Lisboa.

1267

Com esta aplicação será possível comprar o passe mensal ou pagar os bilhetes de bordo, em Lisboa, sem ter de se dirigir às máquinas. Trata-se da aplicação Via Verde Transportes. Basta descarregar a aplicação, efetuar o registo e criar ou utilizar uma conta Via Verde. Para validar o bilhete, bastará aproximar o smartphone do validador.

A aplicação Via Verde Transportes fica instalada no telemóvel do utilizador, sendo debitado o preço do bilhete da viagem por si realizada na Carris, Metro ou Transtejo, via ‘bluetooth’, graças ao desenvolvimento da tecnologia Zabeacon, com baixos consumos de energia.

O sistema de pagamento varia conforme a utilização. Se comprar o passe mensal, por exemplo, este fica automaticamente disponível na aplicação; se viajar com bilhete normal, é aplicada “automaticamente a tarifa mais vantajosa”, de acordo com o percurso efetuado pelo utente. As viagens serão cobradas após a utilização através da conta Via Verde.

No futuro, esta aplicação deverá permitir ainda o planeamento de viagens, tendo em conta as opções de meios de transporte público disponíveis e os horários de serviço.