Já se sabe os reality shows têm como objetivo gerar polémica. Mas este, holandês, elevou bastante a fasquia. Chama-se ‘Neem Je Zwemspullen’, traduzindo para português será algo como ‘Traz-me o teu Fato de Banho’, e os concorrentes que participam no programa têm como desafio perceber se as voluntárias estão grávidas ou gordas, se os seus seios são verdadeiros ou não, ou se as voluntárias asiáticas são chinesas ou japonesas.

O ‘feedback’ dos telespetadores nas redes sociais não tem sido o melhor e até já circula uma petição contra o programa, que já soma quase duas mil assinaturas. Os autores da petição acusam os produtores do programa de “rebaixarem as mulheres a pedaços de carne”.

Os produtores já se defenderam destas acusações através de um comunicado, no qual argumentam que o conceito satírico do programa “é uma forma de rir de todos os tipos de preconceitos”.

Os produtores do reality show consideram ainda que ao forçarem os concorrentes a fazerem juízos baseados nas aparências, e depois a avaliarem as suas decisões, estão a desafiar estereótipos e tabus.