O evento é organizado todos os anos pela Erasmus Student Network. Representando na prática a ‘geração Erasmus’, a AGM é a maior conferência europeia de estudantes com foco no tema da mobilidade, tendo mais de 700 estudantes voluntários presentes. Organizado pelas suas associações constituintes locais da Alemanha e da França, o prestigiado evento terá lugar em Berlim este ano, tornando a cidade na ‘Capital do Erasmus’ durante quatro dias.

A delegação portuguesa da ESN Portugal bateu o record de participantes e este ano será constituída por 40 voluntários provenientes das 15 cidades onde a rede portuguesa tem sediada as suas 14 secções locais (ESN Algarve, ESN Aveiro, ESN Bragança, ESN Castelo Branco, ESN Coimbra, ESN Covilhã, ESN Évora, ESN Leiria, ESN Lisboa, ESN Madeira, ESN Minho, ESN Porto, ESN Tomar, ESN UTAD). Recorde-se que foi neste evento, o ano passado em Varsóvia (Polónia), que esta associação juvenil foi distinguida, entre cerca de 40 países, com 8 prémios, com destaque para melhor país Erasmus Student Network 2015/2016 e melhor secção ESN (Lisboa).

Este ano a AGM Germany 2017 assume um significado especial, visto que se celebra o 30º aniversário do Programa Erasmus. Como reconhecimento desta ocasião memorável, vai ser organizado um painel de discussão com o tema ‘De Estranhos a Amigos: Três Décadas de Mobilidade Erasmus’. O painel vai ser aberto ao público e abordará tópicos como os fatores para o sucesso do Erasmus e as expectativas dos estudantes em relação ao seu futuro.

Outro aspeto central da AGM vai ser a Feira da Mobilidade, onde estudantes que representam centenas de universidades europeias, assim como empresas como o Deutsche Börse Group, estarão presentes para mostrar oportunidades de emprego, estágio, e estudo no estrangeiro. A feira terá lugar das 11:00 às 17:00 na sexta-feira dia 21 no Edifício Henry Ford da Freie Universität Berlin. Todos os estudantes locais, internacionais e outros alunos, estão convidados.

O Secretário de Estado para a Ciência e Investigação em Berlim e patrono da AGM Germany, Steffen Krach, diz da AGM: “A ideia de uma Europa unida deve ser sempre uma ideia do seu povo e deve aproximá-lo. E isso é exatamente o que o programa Erasmus faz, de uma forma ideal.”