É CEO da Win Coach Academy e formada pela ICC International Coaching Community. O que a motivou para escolher uma carreira no coaching?

Na realidade enquanto gestora de empresas noutras áreas, senti necessidade de algo mais. De início não percebi o que seria, mas enquanto curiosa nata fui à procura… Quando iniciei a minha pesquisa sobre coaching não tinha uma noção clara sobre o tema. A verdade é que a medida que ia absorvendo informação, a paixão foi de tal forma, que nunca mais consegui deixar de aprofundar os meus conhecimentos. Percebi de imediato que era a tal peça do puzzle que estava em falta. Peça essa para conseguir a excelência, não só no relacionamento com o outro, para uma gestão eficaz a todos os níveis e, principalmente, para a minha própria evolução enquanto gestora. A nossa postura e atitude perante tudo o que fazemos e dizemos traduz na íntegra o resultado obtido.

Em 2015 a revista Fortune publicou que nas 500 maiores empresas mundiais havia apenas 23 mulheres que ocupavam o cargo de CEO. De que forma pode o coaching auxiliar as mulheres que têm mais dificuldade em progredirem nas empresas pela questão de género?

Pode efetivamente auxiliar a todos os níveis. O coaching de uma forma geral é uma ferramenta com validação científica que, suporta e acompanha pessoas a realizarem os seus objetivos e metas. Ou seja, a identificar o ponto A (estado atual ou presente), e apoiar no percurso até ao ponto B (estado desejado ou objetivo). Na verdade a maior parte das pessoas não conseguem realizar o que pretendem porque efetivamente desconhecem os cinco passos essenciais: Foco, Planeamento, Entrar em ação, Melhoria continua e Resultado. O Livro Transformar Suor em Ouro, ensina nos que existem duas frases realmente verdadeiras: o sucesso exige mais e nada resiste ao trabalho. O mundo na minha opinião já está muito mais aberto a liderança no feminino, o caminho já percorrido é sem dúvida alguma uma vitória gigante.

Na sua opinião, que características são mais visíveis nas mulheres e que contribuem para uma gestão eficaz?

As mulheres ou pessoas em geral não são bem-sucedidas por acaso, muito pelo contrário, existe estratégia, trabalho árduo e muita dedicação por trás de cada história. Temos nomes sonantes na história da liderança feminina: Cleópatra, Marie Curie, Indira Gandhi e muitas mais. Na minha opinião o que realmente faz a diferença, para além do trabalho é disciplina, humildade, persistência e clareza no foco. Associado a elas pessoalmente utilizo outras ferramentas que resultam na perfeição. Mentalidade “ganha ganha” nada mais do que perceber que uma vitória para todos é, fundamentalmente, melhor a longo prazo, do que somente uma individual, numa determinada ocasião. Por último e não menos importante, colocarmos paixão em tudo o que fazemos, quando apenas levamos o corpo sem a alma, nada vale a pena… Rir muito o bom humor é a droga da felicidade.

É possível definir um padrão relativamente às principais dificuldades que encontra em quem a procura?

De todo. Não existe padrão até porque somos únicos com objetivos e desejos destintos. A win Coach Academy desenvolve equipas tanto ao nível coletivo dentro das empresas, bem como individual de carreira, com excelentes resultados. Existe talvez uma linha na vertente “atitude”. Quando temos o nosso mind set focado no positivo os resultados são igualmente positivos, o contrário, os resultados certamente são menos positivos.

“A maior limitação é a nossa mente”? Porquê?

É tão verdade como o sol é brilhante. A nossa mente condiciona as nossas atitudes, que por sua vez se traduz em resultados. O nosso cérebro é extremamente inteligente, tem apenas cerca de 2% da nossa massa corporal mas consome cerca 25% da nossa energia. Funciona da seguinte forma, tenta sempre antecipar os nossos atos de forma a conseguir poupar energia. Um exemplo prático, quando fazemos uma pesquisa no Google, digitamos uma letra e aparecem logo propostas de palavras a tentar adivinhar o que pretendemos… É exatamente como a mente funciona, quando algo acontece, igualmente vai tentar adivinhar o que pretendemos fazer, ou seja, vai agir da forma que lhe é habitual. Positiva ou negativa. Resultado, os pensamentos “positivos genuínos”, atraem situações igualmente positivas e consequentemente resultados iguais.

O apoio do Coach é fundamental para quem…?

Para todos nós. Eu própria faço e é comum os coach’s terem essa prática, somos todos seres humanos. O coaching ajuda a potenciar ao máximo a performance das pessoas em geral, a encontrar a melhor versão de si próprio. Pode evidenciar qualidades de um indivíduo até então desconhecidas, o que quer dizer que todos deveriam ter essa experiência. É aplicado tanto nos negócios bem como em todos os aspetos da vida. E para desmistificar na verdade o coach não precisa de ser especialista na área de atuação do seu cliente ou empresa. O coach é um profissional especializado a apoiar no percurso onde se pretende atingir resultamos satisfatórios, metas e objetivos. Em Portugal é mais procurado por empresários, executivos e atletas profissionais.