1. Fazer crescer a PWN Lisbon, estabelecendo alianças e parcerias estratégicas e expandindo a base de membros e associados;
  1. Promover a igualdade de oportunidades de desenvolvimento profissional das mulheres, através de formação e orientação em liderança, programas de mentoring, empreendedorismo, networking e partilha de boas práticas;
  1. Disponibilizar mais evidência sobre o valor económico e social da diversidade de género.

A PWN Lisbon tem vindo a manter, de forma cada vez mais recorrente e sólida, contacto com organismos públicos e privados, cuja atividade tem incidência direta na diversidade. Deste modo, tem ganho uma maior visibilidade e marcado presença nos fóruns mais relevantes da cena pública portuguesa, no que concerne à promoção da carreira e do talento feminino. Paralelamente, vários board members da PWN têm vindo, ao longo deste ano, a representar a PWN Lisbon em eventos e iniciativas de prestígio na área da diversidade.

Naturalmente, a PWN Lisbon acompanhou a evolução da aprovação da proposta de lei para representação equilibrada de género nos órgãos de gestão das empresas do setor público e cotadas em Bolsa, que estabelece uma representação mínima de 33% de cada um dos sexos.

Em linha com o seu objetivo de liderar a definição e implementação de iniciativas inovadoras no acompanhamento contínuo e na promoção das mulheres nas suas carreiras, a PWN Lisbon implementou ao longo deste último ano um conjunto de programas de formação e iniciativas de networking, que beneficiam uma rede de mais de cerca de 250 membros ativos em Portugal, entre mulheres e homens, de diferentes faixas etárias e com total diversificação de funções, setores e culturas.

Arranque do Programa Women on Boards

No dia 2 de fevereiro de 2017, surgiu pela primeira vez em Portugal e pela mão da PWN Lisbon o Women on Boards (WOB), um programa inovador desenhado de raiz para alavancar a maior participação das mulheres na gestão de topo das organizações.

Em linha com as melhores práticas já estabelecidas na PWN Global e seguindo a visão da União Europeia nos processos de aceleração das mulheres na liderança, o WOB surge como uma iniciativa estratégica no âmbito da qual são identificadas as mulheres com o perfil, o percurso e as competências adequadas ao desempenho de funções de topo, públicas e privadas.

Através do WOB, será possível criar sinergias e potenciar o encontro entre as profissionais e as organizações, com benefício para o tecido empresarial e a sociedade portuguesa no global. O programa está orientado, pois, para a retenção do talento, na ótica organizacional, e para a integração de programas de desenvolvimento profissional exclusivos e o acesso aos stakeholders mais relevantes, na ótica das profissionais destacadas.

Edição de 2016 do Programa de Liderança

Em 2016, foi realizada uma nova edição do programa de Liderança da PWN Lisbon, no ar desde 2012 para dar a conhecer as fundações da liderança a mulheres que são potenciais líderes, fornecendo ferramentas, desenvolvendo competências e partilhando casos de sucesso. Inspirado nas Neurociências e promovendo uma visão única da liderança, este segue uma abordagem completamente inovadora, com vista a preparar profissionais para o desempenho de funções de liderança neste nosso mundo turbulento e imprevisível.

Na edição de 2016, que se prolongou ao longo de cinco meses e contou com uma equipa de 30 voluntários, foram registados 41 participantes, que puderam assistir a 44 sessões de formação, conduzidas por 30 oradores nacionais e internacionais.

Edição de 2016 do Programa de Mentoring

O programa de Mentoring da PWN Lisbon, uma iniciativa pioneira e inovadora em Portugal, contou já com mais de 340 candidatas em cinco edições, tendo mudado a vida a perto de 200 mulheres e posicionando-se como uma poderosa ferramenta de desenvolvimento pessoal e profissional.

Estabelecendo duplas entre Mentoradas e Mentores de referência na sua área de atuação, este programa consiste numa relação de compromisso, em regime de voluntariado, que envolve partilha de conhecimento e experiências, num caminho de aprendizagem para o alcance de objetivos pré-definidos pelas Mentoradas. Com a duração de 1 ano, pressupõe 8 a 12 sessões mensais num modelo presencial ou virtual, disponibiliza acompanhamento ao par, se necessário, por uma equipa e promove encontros para partilha de experiências e networking.

Na edição de 2016, que se prolongou ao longo de 12 meses e contou com uma equipa de 20 voluntários, foram registadas duplas de 38 mentoradas e 38 mentores.

5.ª Conferência Anual da PWN Lisbon

No dia 18 de novembro de 2016, teve lugar em Lisboa a 5.ª Conferência Anual da PWN Lisbon, com o tema Pensar o país: Portugal como HUB de Conhecimento no Século XXI. Neste evento, foram dados ao debate público contributos sobre a centralidade do conhecimento como agente dinamizador de uma cultura económica de crescimento e geradora de emprego, com impacto no desenvolvimento de todos os setores.

Cerca de 300 pessoas, entre membros da PWN Lisbon, associados e representantes de empresas parceiras aplaudiram ao longo do evento as várias intervenções que, na sua globalidade, procuraram abranger os principais eixos de atuação da PWN Lisbon e colocar em antena personalidades emblemáticas da esfera pública portuguesa com voz relevante na área da diversidade empresarial.

Deu o pontapé de partida a Presidente da PWN Lisbon, Ana Torres, cuja apresentação enquadrou a entidade organizadora do evento e a sua equipa multidisciplinar; três membros do programa de Mentoring da PWN – um mentee, um mentor e um mentoring angel – deram o seu testemunho sobre a respetiva intervenção no programa; o Presidente do Conselho de Administração do Novo Banco, António Ramalho, fez a intervenção aspiracional, verdadeiramente inspiradora, e deixou a frase charneira do evento: «A PWN é um stakeholder fundamental para qualquer organização»; tiveram ainda lugar, no painel de reflexão sobre a centralidade do conhecimento, as intervenções da Siemens, da EDP, da SoftINSA (Grupo IBM) e da Mercer, moderadas pelo CEO do WY Group, Pedro Janela; com a Secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade, Catarina Marcelino, a fechar, foi dada nota de destaque ao empenho e à influência que a PWN Lisbon está a construir na sociedade portuguesa.

Workshops temáticos

Com vista à promoção da atividade da PWN Lisbon e para fazer face à necessidade estratégica de oferecer vantagens competitivas a todos os seus associados, a PWN Lisbon tem vindo a realizar um conjunto de workshops temáticos (1/mês), ancorados na construção de carreira e na consolidação da liderança e do talento, endereçando diferentes áreas e formadores. Entre 2016 e 2017, foram realizados 4 sessões de formação, às quais assistiram ao todo mais de 80 pessoas:

Personal Branding & Linkedin, por Clara Celestino, HR Manager da Microsoft Portugal

Que Media Training para os Líderes? Por Isabel Guimarães, profissional de media training

Transformação digital: conhecer as tendências recentes, por Hugo de Sousa, Assessor de Transformação Digital da Secretária de Estado da Justiça

Comunicação & Liderança, por João Carlos Ferreira de Lima, Consultor

Celebração de novas parcerias estratégicas

Neste primeiro ano de atividade, a PWN Lisbon celebrou um conjunto de parcerias estratégicas com organizações de relevo em Portugal, cujos colaboradores estão hoje mediante a parceria integrados na rede de membros da PWN Lisbon, beneficiando desse modo do ecossistema de eventos de networking, programas e workshops de formação PWN Lisbon.

Através destas relações de parceria, a PWN Lisbon pretende:

-Estabelecer alianças estratégicas com empresas, instituições públicas e outras organizações relevantes, que potenciem e promovam a sua atividade e a sua missão;

-Criar uma rede de parceiros de negócios representativos dos diferentes setores estratégicos de crescimento e que permitam alargar o valor das iniciativas e atividades da PWN Lisbon.