TOPDATA apresenta software certificado para comunicação de e-GAR

A TOPDATA, sediada em Leiria, é uma empresa especializada em sistemas de informação. Conta já com mais de dez anos de experiência em soluções empresariais em áreas de consultoria, implementação, assistência e formação. Fomos descobrir que tipo de solução lançaram para o novo desafio que se impõe às empresas, que lidam com resíduos, a partir de janeiro do próximo ano: e-Gar. Saiba mais.

535

O Título Único Ambiental (TUA) e as Guias Eletrónicas de Acompanhamento de Resíduos (eGAR), integradas no Simplex+2016, que vão entrar em vigor a 1 de janeiro de 2018, prometem uma maior transparência e uma poupança de papel na ordem de milhões de folhas de papel.

A portaria 145/2017 veio criar as guias eletrónicas e-Gar de forma a  automatizar o processo de acompanhamento de resíduos ao eliminar o atual formato em papel, passando a ser possível realizar o processo através de guias online pelas entidades.

Módulo TOP e-Gar 

Todo o módulo foi pensado e desenhado por Alexandre Alves, responsável pelo departamento de programação da Topdata. “Poupar ao máximo a natureza”, foi perante a premissa da APA (Agência Portuguesa do Ambiente) que  a Topdata começou por “desenhar e a modelar a aplicação” que visa descomplicar o processo de emitir as guias eletrónicas. “Enquanto entidade de informática ligada à área dos resíduos foi-nos mais simples acompanhar o processo de desenvolver um software aplicado às empresas com quem já trabalhamos e conhecemos. Já tínhamos um bom programa de gestão de resíduos instalado em várias empresas do setor, o que nos forneceu todo o know-how necessário para desenvolver esta nova funcionalidade”.

O módulo permite gerir todo o processo das e-Gar desde a sua comunicação, aceitação, rejeição ou alteração. “Há especificações interessantes no contacto entre as entidades que usufruem do software. Conseguem de forma automática alterar quantidades, poder ou declinar guias de uma forma fácil, rápida e intuitiva”.

Relativamente à implementação do software, Alexandre Alves não tem dúvidas de que será um processo simples. “É como qualquer outra aplicação. O trabalho esteve no nosso desenvolvimento, tentámos criar algo universal, compatível e integrável com todos os programas de gestão presentes no mercado”, explica o consultor.

A Topdata, que já tinha um módulo dedicado à gestão e controlo de resíduos, criou agora este novo módulo, só para a comunicação, que pode funcionar de forma integrada ou de forma independente. A instalação é fácil e rápida e pode ser feita para qualquer parte do país.

TOP e-Gar Certificado 

A APA exigiu bastantes pontos de certificação e apenas os softwares certificados podem comunicar. A TOPDATA foi mais além e é uma das poucas que conquistou a certificação em todos os pontos definidos pela Agência Portuguesa do Ambiente.

O módulo Top e-Gar está certificado a comunicar as guias eletrónicas de acompanhamento dos resíduos e permite seguir todo o processo das e-Gar.

Uma das grandes vantagens que a aplicação oferece é o uso mínimo de internet. Esta retém todo o histórico das transações, permitindo aos utilizadores aceder a qualquer momento a toda a informação existente na base de dados, mesmo estando offline.

Com um know-how consolidado na área, a TOPDATA, admite que não foi difícil adaptar-se às necessidades do mercado, porém, sempre que surja um desafio a máxima é sempre a mesma “estar na vanguarda, sempre!”.