A Verallia Portugal celebrou já 30 anos de existência. São 30 anos de…?

São 30 anos de sucessos partilhados com os nossos clientes, são 30 anos de história, são inúmeros colaboradores que fazem e fizeram parte da Nossa História.

E assim, três décadas se passaram desde o primeiro dia em que a Verallia Portugal abriu as portas, estando sempre um passo à frente na implementação de medidas ambientais, segurança e inovação. Em 30 anos de vida, a empresa alinhavou a sua estratégia com as necessidades crescentes do mercado, nunca esquecendo os valores humanos que a sustentam desde o primeiro dia. A história da Verallia continua a ser escrita, na senda da modernidade e inovação, com o lema “Juntos, construímos o Futuro”.

Verallia surge com o desejo de representar os valores do modelo da empresa: a aliança genuína e bem-sucedida da força e da proximidade. O que representa mais a marca Verallia?

A Verallia representa um conjunto de valores tais como a atenção aos clientes, o respeito pelas pessoas, leis e meio ambiente, o empowerment e responsabilidade e o trabalho em equipa.

A cultura que se criou na organização a par com os novos desenvolvimentos tecnológicos reflete-se nas suas pessoas. As práticas pessoais fazem parte do cerne da empresa, tendo tido nos últimos anos um feedback muito positivo em todos os processos de gestão. O desafio reside na criação de um ambiente onde cada um dos colaboradores possa desenvolver continuamente as suas capacidades, com enfoque na saúde, segurança e bem-estar.

O Concurso Verallia Design Awards conta já com quatro edições. Como é que surge este concurso?

Este Concurso surge em França, a Verallia França já vai na sua 9ª edição. Aos poucos os restantes países onde a Verallia está implementada começaram a desenvolver o Concurso.

Que balanço é possível fazer destas quatro edições?

Este ano já vamos na 5ª edição com um balanço muito positivo sendo que todos os anos os números de participações estão a aumentar, com mais visitas à nossa unidade industrial sediada na Figueira da Foz, por parte dos estudantes e dos docentes, com uma grande variedade de clientes a fazerem parte do júri, com ilustres Designers nacionais a aceitar serem Padrinhos e Madrinhas, com uma visibilidade nacional e internacional e com apresentadores da cerimónia de entrega dos prémios com um grande empenho e profissionalismo.

Para a quinta edição Verallia Design Awards o mote é “Azeite, transparente como o vidro”. Porquê este tema?

A partir da 4ª edição decidimos focar os projetos num único segmento de mercado. Este ano, e pelo facto, do mercado do azeite estar em crescimento, ser um produto mediterrâneo e singular, os estudantes têm a oportunidade de formular projetos para garrafas de vidro, bem como a possibilidade de conhecer a indústria vidreira e os seus profissionais. Este ano e desde o passado mês de outubro, estão abertas as candidaturas para a 5ª edição 2017/2018.

Nesta 5ª edição contamos com o apoio da Associação Nacional de Designers e temos como Madrinha, a Designer Paula Marques.

O concurso ganhou repercussão mundial no ano de 2017, sendo que, pela primeira vez, decorreu o Verallia Design Awards Internacional em Paris, onde uma aluna portuguesa, Adriana Ferreira, da Escola Superior de Educação de Coimbra, com a garrafa “30”, concorreu com o seu projeto perante um júri internacional.

Este projeto demonstra ser muito mais que um concurso competitivo: é um marco de grande valor para os alunos que participam, bem como para os parceiros da empresa, pois cria dinâmicas que conduzem a novas ideias e novos produtos. Numa área onde a inovação é a palavra-chave do negócio, a cooperação dos mais novos permite às empresas “pensar fora da caixa”, ou seja, arriscar no universo da mudança, reinventando o seu negócio, seja através da procura de novos mercados e produtos, seja através da criação de novas embalagens.

O que acarreta para os candidatos a participação nos concursos Verallia Design Awards?

A sinergia “investigação e indústria” traz novas oportunidades às empresas para formar parcerias com as Universidades que permitem desenvolver projetos, inovação, tecnologia e criatividade. A ligação entre o mundo académico e a vida empresarial deve ser uma constante onde o sucesso de ambas as partes passa pela proximidade, a dinâmica da indústria e a investigação. Os candidatos ficam com uma bagagem mais sustentável em termos de relação de trabalho real, algo de concreto associado a uma industrial real. Os alunos devem pensar no projeto como algo exequível tanto na nossa indústria vidreira como nas linhas de enchimento dos clientes, até porque este é o objetivo principal deste Concurso.

Em Portugal, a Verallia é líder de mercado nacional, a nível internacional é “um ator considerável no seu mercado”. Quais são os próximos passos da marca?

O compromisso da Verallia com as pessoas, com os valores humanos, com o meio ambiente e a segurança são fonte de motivação para todos os clientes, colaboradores e parceiros. Deste modo, a Verallia é percecionada como uma empresa orientada para o futuro e que proporciona um ambiente de trabalho que promove as boas práticas de inovação sustentando-a no seio organizacional, com gestão de ideias, de recursos, foco na segurança diária dos seus colaboradores, gestão de todo o portfólio tecnológico, de produtos e serviços em termos de desenvolvimento, pré e pós lançamentos.

Assim, os próximos passos da marca são de manter a nossa liderança no mercado nacional, com a força de um líder internacional e a proximidade de um parceiro local. A Verallia pretende manter a relação que tem com os seus clientes e continuar a contribuir para o sucesso diário de cada um e das suas marcas com produtos de qualidade baseados na inovação e diferenciação. A nossa inovação passa em aceitar novos desafios internos e externos, satisfazer os clientes indo ao encontro das suas necessidades e ter uma presença mais competitiva no mercado.

Juntos, construímos o Futuro!

www.verallia.pt

Cristina Nobre, Responsável de Marketing & Comunicação Externa da Verallia Portugal