Água é vida, água é crescimento!

“Portugal está bem posicionado, internacionalmente, a nível de produtos e equipamentos de tratamento de águas”, afirma Paulo Pulquério, Diretor Geral da PWG Portugal, uma empresa de referência em Portugal na área de distribuição de componentes e soluções de tratamento de águas, fazendo parte do Pollet Water Group, uma multinacional belga.

1437

Com quatro décadas de existência e com mais de 20 empresas pertencentes ao grupo, espalhadas pelo mundo, a PWG surge em Portugal para se tornar numa referência num setor que é visivelmente bem visto lá fora e com um forte potencial: o tratamento de águas.

Sendo o foco da empresa o tratamento de águas, e o qual representa cerca de 60% da faturação, a PWG Portugal disponibiliza soluções domésticas, comerciais e industriais.

A esta componente a PWG Portugal acrescenta uma divisão de piscinas, onde oferece uma vasta gama de produtos e componentes para piscinas públicas e privadas. Aqui, há todo um acompanhamento e suporte comercial, desde a fase de elaboração de orçamentos, à entrega de material, apoio técnico e serviço pós-venda.

“A sua água é a nossa preocupação”, é o lema desta empresa que tem vindo a fornecer componentes e sistemas completos para empresas especializadas na área de tratamento de água em toda a Europa, África e Médio Oriente.

Para a sua diferenciação e presença sólida no mercado têm contribuído a aposta na qualidade, a disponibilidade de stock e a experiência da equipa.

Paulo Pulquério afirma que os seus clientes sabem que podem encontrar os produtos que procuram na PWG Portugal e essa é, sem dúvida, uma mais-valia: a gama de produtos que oferece, bem como uma ampla variedade de componentes, produtos de qualidade e um stock que permite atender prontamente às necessidades dos clientes.

“Apostamos continuamente na qualidade dos nossos produtos, por isso mesmo escolhemos fornecedores e parceiros de confiança que também nos transmitem o seu know-how para prestarmos um melhor serviço e conseguirmos dar resposta a qualquer problema que surja relativamente ao tratamento de águas”, realça Paulo Pulquério.

O SEU NEGÓCIO, A SAÚDE DE TODOS

Recentemente entrou em vigor um novo decreto-lei que define novas regras sobre o controlo da qualidade da água para consumo humano, com o objetivo de refletir o progresso científico e técnico.

Para isso, introduz na legislação portuguesa as diretivas europeias 2015/1787/UE, sobre a qualidade da água para consumo humano e a 2013/51/EURATOM, sobre as substâncias radioativas presentes na água para consumo humano.

Entre as regras que se alteram, destacam-se a frequência com que se controla a qualidade da água para consumo humano que passa a ser flexível em certas situações, desde que não se ponha em risco a saúde humana; as entidades que gerem os sistemas de abastecimento de água para consumo humano podem ser dispensadas de algumas condições dos programas de controlo da qualidade da água, desde que sejam feitas avaliações de risco aprovadas pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos; ou ainda, reforça-se que os laboratórios que fazem análises da água devem trabalhar de acordo com os procedimentos aprovados a nível internacional e utilizar métodos validados.

A verdade é que Portugal dispõe de um conjunto diversificado e maduro de instituições públicas e privadas dedicadas à água. E mais. O know-how e produtos ou serviços de que Portugal dispõe para contribuir para um desenvolvimento sustentável da água e da preservação dos recursos hídricos são de um nível de excelência que nos permite ombrear com os melhores lá fora.

“Quando vamos a feiras e colóquios internacionais, percebemos que Portugal está bem posicionado, internacionalmente, a nível de produtos e equipamentos de tratamento de águas. Os outros países têm a capacidade de produção, mas nós temos excelentes investigadores e um know-how bastante desenvolvido. As empresas portuguesas são autónomas e têm capacidade para responder às necessidades atuais”, adianta o nosso entrevistado.

Portugal pode ter um papel importante na gestão de recursos e de tratamento de águas, mas Paulo Pulquério afirma que mais do que sistemas e equipamentos para tratamento de água é preciso reeducar as pessoas e consciencializar para a importância deste bem valioso que é a água.

“É urgente haver uma maior divulgação de informação sobre o que é o tratamento de águas. A nível de distribuição, hoje mais do que nunca, é importante consciencializar as pessoas para a escassez de água. Elas têm de ser alertadas para os desperdícios de água e para a necessidade de poupar”, alerta Paulo Pulquério.

A PWG NO MUNDO

A PWG tem expandido o seu know-how para mercados onde podem contribuir para o desenvolvimento sustentável do uso da água e da preservação dos recursos hídricos com os produtos e soluções que fornece.

Paralelamente à preocupação ambiental, a PWG tem como premissa assegurar a qualidade do serviço prestado: apoio técnico no levantamento de necessidades, apoio de engenharia, apoio no comissionamento e arranque de soluções integradas, garantia de stock, bem como garantia de apoio técnico continuado ao longo do ciclo de vida útil dos produtos e das soluções.

Para tal, o Pollet Water Group conta com mais de 800 colaboradores e mais de 20 empresas que operam em três continentes (Europa, Médio Oriente e África) e em 12 países.

Depois do tratamento de águas e da divisão de piscinas, a perspetiva é dar o salto para o tratamento de águas residuais, sempre com a preocupação de consciencializar a população em geral para a necessidade de preservação e poupança da água.

Para já, é importante para o grupo consolidar as empresas que já tem, procurando estabilizar e afirmar a sua presença no mercado de cada um destes países.

Simultaneamente, a PWG apoia os seus clientes e parceiros a apostar na internacionalização, oferecendo soluções que correspondam à realidade de cada país.

Com equipamentos próprios produzidos pelo grupo, a PWG trabalha com diferentes técnicas de tratamento de água proveniente de diversas fontes.

SOLUÇÕES SUSTENTÁVEIS

“Mais de 2 mil milhões de pessoas não têm acesso à água potável e mais do dobro não tem acesso ao saneamento seguro. Com uma população global em rápido crescimento, espera-se que a demanda por água aumente em quase um terço até 2050. Diante do consumo acelerado, da crescente degradação ambiental e dos impactos multifacetados da mudança climática, precisamos claramente de novas maneiras de gerir as demandas sobre os nossos preciosos recursos de água doce”, pode ler-se no relatório Mundial de Desenvolvimento da Água das Nações Unidas.

É preciso tomar medidas e, por isso mesmo, a PWG tem uma equipa de investigação que aposta na procura contínua de soluções sustentáveis para o tratamento de águas. “Infelizmente, todos os tratamentos de água acabam por desperdiçar alguma água. Queremos também reutilizar a água das ETARI’s (Estações de Tratamento de Águas Residuais Industriais) através de tratamentos sustentáveis e atrativos para que as empresas façam esse investimento”, explica Paulo Pulquério.

A propósito do Dia Mundial da Água, dia 22 de março, o Pollet Water Group deu uma atenção especial a este dia, até porque “a água é a sua razão de ser” e, ainda, “Água é vida. Água é crescimento. A água é o desafio de crescimento mais rápido em todo o mundo. Durante quatro décadas pensamos na água. É nossa missão melhorar a qualidade da sua vida tratando a água em todo o mundo. Porquê? Porque é nossa responsabilidade mútua proteger os recursos hídricos hoje e amanhã, pensando nas gerações futuras”.

EMPRESA DE REFERÊNCIA

A PWG Portugal é a empresa de referência em Portugal na área de distribuição de componentes e soluções de Tratamento de Águas, fazendo parte da POLLET WATER GROUP, uma multinacional Belga com mais de 800 colaboradores e 170 milhões de Euros de facturação, contando com mais de 20 empresas que operam em 3 continentes (Europa, Médio Oriente e África) e em 11 países.

A PWG Portugal orgulha-se de contar com uma Equipa com um património ímpar a nível de know-how e experiência acumulada de várias dezenas de anos, dispondo de uma Equipa altamente versátil e especializada, constituída por Engenheiros de topo, Técnicos altamente especializados e por Equipas Comerciais e de Atenção ao Cliente que asseguram uma prestação de serviço exclusiva e altamente diferenciada do mercado.