Ald Automotive: um parceiro de excelência

A Revista Pontos de Vista conversou com Nuno Jacinto, Diretor Comercial da ALD Automotive, marca que está há 26 anos em Portugal e que tem marcado a diferença no que respeita a serviços e soluções líderes de mercado. Saiba mais de um player que tem na proximidade com o cliente um dos seus pontos-chave para o sucesso.

559

Presente há mais de 50 anos no mercado, a ALD Automotive é líder em Renting e Gestão de Frotas. Há 26 anos em Portugal, que posição assume atualmente no mercado português?

O desempenho do Grupo ALD Automotive confere-lhe a posição de líder europeu de gestão de frotas com mais de 1.54 milhões de veículos sob gestão a nível global, em mais de 100 mil clientes. Em Portugal, para além da solidez associada a 26 anos de presença no nosso mercado, a empresa destaca-se pela qualidade, com o seu sistema de gestão certificado pela mais recente norma ISO 9001 de 2015, pela inovação, continuando empenhada em ser a referência no setor no que respeita a serviços e soluções líderes de mercado e ainda pela atuação ao nível de parcerias. Neste canal, somos claramente a empresa referência no mercado e contamos hoje com cerca de uma dezena de produtos “White Label” entre o canal bancário, marcas automóveis e também nos serviços automóveis. Sempre orientados para os mais de 2.500 clientes que gerimos, temos na proximidade um ponto-chave da nossa atuação.

A ALD Automotive lançou recentemente um serviço digital de apoio à decisão de condutores e gestores de frota de elegerem o tipo de veículo mais adequado para cada pessoa, o Energy Website. Fale-nos um pouco sobre esta plataforma.

O Energy Website é uma nova plataforma digital de apoio à decisão, para auxiliar condutores e gestores de frota na transição para uma motorização energética mais responsável.

Os repetidos picos de poluição e o seu impacto na saúde, centros urbanos com áreas de circulação restrita, o COP21 e as regulamentações internacionais sobre questões ambientais como o WLTP, fazem da transição energética uma questão-chave para um futuro mais responsável. Particulares e empresas estão hoje cientes de que novas energias representam uma economia de custos e garantem tranquilidade nos próximos passos que serão dados até 2020. No entanto, para se fazer a escolha certa e antecipar as novas legislações e padrões responsáveis é importante, acima de tudo, acompanhar e orientar os condutores na sua escolha energética.

Este novo serviço digital da ALD Automotive vem corresponder à importância de os serviços e produtos se direcionarem para as necessidades dos clientes e aos desafios da inovação tecnológica?

Sem dúvida! Questões como: com o meu perfil de condutor devo mudar para gasolina? Será um veículo elétrico ou híbrido uma boa opção para mim? É cada vez mais frequente a ALD Automotive receber este tipo de questões por parte dos seus clientes e condutores, e foi nesse sentido que quisemos trazer mais objetividade e clareza à decisão. Para promover energias alternativas precisamos de disponibilizar ferramentas dedicadas e comparativas aos nossos clientes e condutores. Hoje é essencial antecipar a transição energética e implementar frotas alinhadas com as necessidades reais – é importante que os condutores conheçam o motor e o veículo que melhor se adaptam à sua real utilização. Esta nova plataforma é uma forte ferramenta de comunicação direta com os clientes, facilitando a opção pela energia adequada a cada tipologia de condução.

Com as energias alternativas a ganharem cada vez maior expressão, que desafios se colocam aos operadores de Renting e Gestão de Frotas?

É verdade que se colocam alguns desafios, o primeiro é essencialmente na aceitação de novos serviços de mobilidade alternativa que nem sempre é fácil e imediata. Existe algum trabalho de evolução de mentalidades que tem que ser feito no nosso país. Por parte da ALD Automotive, o lançamento recente do Energy website mostra que estamos preparados, que temos um leque de novos serviços para oferecer e que estamos aptos a responder aos novos desafios de mobilidade. O segundo desafio é referente à exponencial evolução tecnológica no mercado automóvel na procura por tecnologias cada vez mais limpas, como por exemplo as novas normas WLTP. por último, pretendemos dar resposta aos desafios recentes da era digital em que vivemos, com o cliente a procurar cada vez mais informação online, que lhe permita ter conhecimento e que possibilite uma consulta ou decisão na hora, nomeadamente através do seu smartphone.

A ALD Automotive está a trabalhar no sentido de caminhar para uma frota com energias mistas e mais responsáveis. Este será agora o foco da ALD Automotive? O grupo pretende ser protagonista no novo paradigma da mobilidade?

A nível internacional e local, existe uma nova tendência cada vez mais forte por parte dos clientes e do mercado com questões frequentes sobre as novas motorizações e alternativas existentes. Queremos apoiar empresas e particulares nas suas escolhas, de forma a proporcionar as soluções mais relevantes, tanto económicas como ecológicas, demonstrando mais uma vez a nossa forte aposta na promoção da transição energética no mercado português.