Integrada na Plataforma Portugal Indústria 4.0, a COTEC Portugal e a AESE vão promover este prémio, pela primeira vez, em Portugal. Na conferência de imprensa estarão presentes a Presidente da Direcção da COTEC Portugal, Isabel Furtado, o Director-Geral da COTEC, Jorge Portugal, e os coordenadores académicos da iniciativa, Jorge Ribeirinho Machado, Professor da AESE Business School e Eduard Calvo, Professor da IESE Business School, entidade promotora do Prémio a nível ibérico.

Com mais de duas décadas de existência, o Prémio Europeu Industrial, Excellence Award, visa identificar e disseminar processos industriais e gestão de excelência em cadeias de valor industrial, com resultados expressivos e demonstráveis ao nível da melhoria de factores como custo, serviço, velocidade, qualidade e flexibilidade das operações, com impacto significativo na competitividade das empresas.

«Este prémio pretende reconhecer, a nível europeu, as empresas que inovam em soluções que combinam competências, métodos, tecnologias e novos processos para conseguir maior impacto na eficiência, qualidade e rapidez de resposta a necessidades individuais», afirma o director-geral da COTEC Portugal. «Pela primeira vez, as empresas portuguesas terão a oportunidade de integrar uma comunidade empresarial europeia de grande prestígio».

No anúncio desta iniciativa, em Março deste ano, a secretária de Estado da Indústria, Ana Teresa Lehmann, referiu que «este tipo de prémios é extremamente importante para valorizar e divulgar empresas que se distinguem das demais, sendo a iniciativa da COTEC em articulação com a AESE tem especial relevância porque, pela primeira vez, as empresas portuguesas serão mobilizadas a participar neste prémio europeu»., Ana Teresa Lehmann acrescentou na altura que «estes prémios dão visibilidade à nossa indústria, colocando-nos entre os melhores a nível internacional e mostrando que estamos a implementar com sucesso a indústria 4.0. A divulgação destes casos é muito relevante para mobilizar e sensibilizar as empresas para a importância da modernização da indústria e da transição para a indústria do futuro».

Segundo o Presidente da AESE, José Ramalho Fontes, a cooperação entre a AESE e a COTEC é «muito valiosa, pois contribui para a disseminação do conhecimento e estreita relação com as empresas, rumo à excelência na gestão e liderança das organizações».

A nível europeu o prémio é promovido pelo INSEAD e pela HEC Paris, em França, e pela WHU – Otto Beisheim School of Management, na Alemanha. Nos restantes países, o prémio é organizado por instituições de prestígio, incluindo a Cambridge Business Schoo e a Universidade de Bocconi.

O concurso internacional é organizado desde 1995  e já conta com uma longa lista de vencedores, entre os quais se incluem a Infineon Operations (2017), Vestel White Goods (2016), Bentley Motors (2015), VW Navarra (2014), BMW AG (2013 e 2008), Continental (2012), John Deere Ibérica (2011), ABB Switzerland (2010) e Siemens Healthcare (2009).

A competição decorre, numa primeira fase, a nível nacional, sendo escolhidos cinco finalistas pela COTEC, AESE e IESE. Posteriormente, são marcadas visitas àquelas empresas e é seleccionado um vencedor nacional. O vencedor nacional irá competir com finalistas congéneres oriundos de França, Alemanha, Itália, Holanda, Espanha, Turquia, Suíça e Reino Unido. Todos os anos o Top European Award on Industrial Excellence é atribuído durante uma Conferência Anual. O vencedor, designado Champion, é escolhido por um painel de jurados académicos, com base numa apresentação de 30 minutos realizada por cada um dos finalistas.