O PROJETO: “MODA DE AUTOR BY RUTE DOELLINGER”

Enquanto conceito e design personalizado “moda de autor” com a elaboração de vestidos e roupas femininas de cerimónia, por medida com requinte e exclusivas, a pele e os tecidos nobres de qualidade são a base das produções acompanhando as tendências da moda e do sonho de ter uma peça de vestuário único.

Com o conceito “moda de autor”, a designer de moda nacional pretende mudar a abordagem do vestuário feminino em pele. O Design e a elaboração de Roupa feminina de Autor é diferenciadora por aliar conforto, qualidade e originalidade na união e contraste de texturas, na sofisticação e requinte da mulher ativa, prática e independente.

A produção das coleções é feita em séries limitadas de forma a preencher a necessidade de originalidade e exclusividade dos seus clientes e tornar cada produto único e o mais ajustado possível a cada Mulher.

A utilização de tecidos tradicionais portugueses inspira algumas das coleções da designer realçando o objetivo de se manter fiel ao princípio do “Made in Portugal”, levando, assim, um pouco de cada região nas roupas mais formais e até nas mais casuais.

Uma das coleções exclusivas de 2018, a coleção “By Chita”, foi inspirada em combinações de veludo e chita de Alcobaça aliando o veludo e a ganga a este nobre tecido.

Neste coleção com tamanhos e números limitados, a designer desenhou os modelos de Jardineira; vestido; calças e saia aliando alguns acessórios como as malas também inspirados em Chita de alcobaça.

As coleções são totalmente idealizadas e desenhadas pela autora bem como a execução do protótipo recorrendo a uma costura com acabamentos de qualidade.

No design por medida e estando presente em várias plataformas de serviços e no networking estabelecido, a Moda de Autor está também na consultoria de beleza da Mulher na vertente da moda e do vestuário.

Na procura de dar forma ao que é o seu ideal de uma saia, camisa ou casaco, o primeiro contacto é feito procurando obter exatamente o que se pretende relativamente às cores, aos tamanhos das mangas, forma da saia bem como as preferências em termos de tamanhos ajustados exatamente ao conforto.
O primeiro passo e trabalho da designer de moda começa aqui, sendo elaborados esboços em papel das formas e tipos de roupa pedidos. Estes mesmos desenhos são discutidos de forma aberta (dando largas à imaginação) e recomendando as melhores soluções para os tecidos, estampagens ou desenhos que muitas vezes estão intimamente ligados com a cor da pele, olhos e caraterísticas corporais.

São acordados os tempos suficientes para a execução dos moldes e costura, bem como a produção final dos modelos escolhidos e desenhados, especificamente feitos para quem contacta a designer.

É feita uma prova final de tamanho e ajuste de medidas e é elaborada e entregue uma produção de vestuário conforme pensado e idealizado por quem contacta a designer de moda.

Para já e com um atelier temporário no concelho de Sintra e também com presença regular na região de Leiria, Rute Doellinger desenvolve o seu trabalho de consultoria e design em ambiente próprio, sendo um dos objetivos ter num curto espaço de tempo um novo espaço para receber os seus clientes, prestar um serviço personalizado de consultoria de beleza e desenvolver o seu trabalho enquanto designer de moda.

Além das redes sociais é possível acompanhar o trabalho da Rute Doellinger – Moda de Autor no site www.rutedoellinger.pt

QUEM É RUTE DOELLINGER

Com formação em Design de Moda concluída na Escola de Moda de Lisboa (Magestil), Rute Doellinger desenvolveu capacidades na área de corte, confeção de vestuário e vitrinismo.

No passado a Rute colaborou e participou enquanto consultora de clientes em marcas como a Ana Sousa; Sacoor Brothers e Decénio.

Nestas enriquecedoras experiencias, o relacionamento com o cliente e a atenção ao detalhe no que melhor se faz no vestuário feminino em Portugal fez despertar um sonho: desenvolver um conceito de moda com exclusividade ajustado ao perfil de cada Mulher.

Em 2017 a designer decidiu apostar numa marca e conceito próprio: Rute Doellinger – Moda de Autor.