Os doentes são assim ajudados pela app que lhes mostra clips seus a realizar a tarefa. Os doentes que sofrem com TOC tendem a lavar intensa e repetidamente as mãos após tocarem uma superfície que considerem estar suja ou contaminada – sendo este um desencadeador clássico para quem padece de TOC.

Nos testes realizados pelos cientistas que criaram a app, os utilizadores disseram que ver o vídeo deles próprios a esfregar as mãos tinha atenuado a compulsão.

Após uma semana a visualizar os clips de 30 segundos, quatro vezes ao dia, os participantes reportaram uma redução significativa nos seus sintomas.

A equipa de cientistas da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, que desenvolveu a app, referiu que notou em alguns dos casos uma redução de comportamentos obsessivos em cerca de 21%.

O neurocientista Baland Jalal disse: “Os participantes disseram-nos que a aplicação de smartphone usada para lavar as mãos permitiu-lhes conectarem-se melhor com as suas atividades diárias”.

“Um dos indivíduos disse, ‘se estou a viajar de autocarro e toco em algo contaminado e se por exemplo não posso lavar as mãos nas duas horas seguintes. A app pode ser suficiente para me ajudar a aguentar’”.