O Campeonato irá realizar-se na cidade da Maia, no Pavilhão Municipal da Maia e durante os dias 8,9,10 e 11 de novembro de 2018, com o dia 8 reservado à receção das delegações europeias, registos e pesagem dos atletas.
A competição iniciar-se-á no dia 9.11.2018 pelas 9 horas e terá como disciplina inicial de Long Cycle. O Campeonato de Kettlebell Sport será realizado na vertente clássica, com as disciplinas de Long Cycle, Biathlon, 1 Arm Long Cycle e Snatch, nas classes de Elite, Amador, Veteranos, Under 15, Under 18, Under 23, Estudante, Incapacitado e também provas de Estafetas (Homem, Mulheres e mistas).
Depois da realização do primeiro mundial no passado mês de junho, em Itália (Milão), a WKSF irá fazer história e encontrar os primeiros campeões Europeus da modalidade desportiva e das diversas classes e categorias de peso corporal.
As provas, sempre com o tempo máximo de 10 minutos a levantar Kettlebells e para o máximo de repetições (válidas e sem pousar os pesos no chão), irão decorrer durante todos os dias e no último dia (11.11.2018) o Portugal Kettlebell Club irá realizar um Open Internacional de Meia Maratona (30 minutos de prova), nas disciplinas de 1 Arm Long Cycle, 1 Arm Jerk e Snatch.
A Cerimónia de Abertura dos Campeonatos irá realizar-se no dia 09.11.2018 e em cada dia serão atribuídas as medalhas e respetivos troféus.
Serão os primeiros Europeus realizado pela World Kettlebell Sport Federation, onde Portugal e a cidade da Maia ficarão para sempre na história da modalidade desportiva de Kettlebell Sport / Kettlebell Lifting e onde cerca de 15 países estarão durante os 4 dias a promover a modalidade desportiva, na Europa e no Mundo.