Esta atividade é coordenada pelo Imperial College London, do Reino Unido, e este ano decorre em 18 universidades europeias e destina-se treinar equipas multidisciplinares de estudantes universitários para a inovação e o empreendedorismo na área da saúde.

“Cuidados centrados no doente: novos desafios para os serviços de saúde e indústria” é o tema da competição em Ciências ULisboa, a ser introduzido por Alain Bindels, diretor do Laboratório de Inovação Digital da Roche. A discussão pública em torno da necessidade de assegurar um serviço de saúde centrado nas pessoas e na capacidade de tomarem decisões informadas conduziu à escolha deste tema, como explica Helena Mouriño, professora do Departamento de Estatística e Investigação Operacional, investigadora do Centro de Matemática, Aplicações Fundamentais e Investigação Operacional de Ciências ULisboa e coordenadora do evento ao nível local.

O programa do EIT Health Innovation Days inclui a apresentação da NeuroPsyAI, uma startup incubada no Tec Labs – Centro de Inovação de Ciências ULisboa, semifinalista de uma outra competição, o European Health Catapult.

Mais de 50 alunos de graduação e pós-graduação inscreveram-se nesta competição. Os participantes vão ter oportunidade de criar soluções inovadoras para problemas societais apresentados pela indústria e hospitais participantes: Academia CUF, Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte, Glintt, Luz Saúde, Medtronic, Pfizer e Plux. Os alunos serão treinados em design thinking e pitching e terão oportunidade de interagir durante a competição com as empresas e hospitais presentes, bem como com mentores que os irão orientar para a elaboração do pitch. No final do desafio, o júri irá selecionar as três melhores ideias, possibilitando o acesso às oportunidades do consórcio EIT Health.

Maria de Belém Roseira, presidente da Comissão de Revisão da Lei de Bases da Saúde, integra o grupo de avaliadores. A equipa vencedora terá oportunidade de participar no EIT Health Winners Event, a ter lugar em Londres nos próximos dias 11 e 12 de dezembro.

O European Institute of Innovation & Technology (EIT) é um organismo da Comissão Europeia criado em 2008 e integra diferentes knowledge and innovation communities (KIC), redes estratégicas constituídas por instituições de ensino superior, centros e laboratórios de investigação, assim como empresas de referência. Uma dessas KIC EIT Health corresponde à maior parceria dos sectores público e privado da Europa nesta área.

Ciências ULisboa participa neste consórcio através da sua universidade e tem sido um dos membros mais ativos. Nesse contexto, alunos e docentes têm participado em summer schools internacionais e no mestrado Innovation in Health Care da Copenhagen Business School e da University of Copenhagen, da Dinamarca.