Passados 10 anos desde a sua abertura, o Fraunhofer AICOS tem vindo a afirmar-se como um centro de Investigação e Desenvolvimento (I&D) de referência no panorama nacional, tendo desenvolvido e criado soluções de base tecnológica inovadoras, na área das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC), com impacto significativo em diferentes áreas, inclusive na área da saúde.

Os resultados da investigação no âmbito das tecnologias para a saúde vão agora estar disponíveis na mais prestigiada feira internacional do setor médico, onde durante quatro dias serão apresentadas soluções médicas que têm por base diferentes tecnologias desenvolvidas pela equipa de investigadores do AICOS. Estas soluções são o resultado do trabalho desenvolvido em quatro projetos emblemáticos do AICOS e destacam-se pela facilidade de utilização e custo acessível, enquanto mantêm uma performance elevada.

Serão apresentadas quatro soluções médicas inovadoras de base tecnológica. Um dispositivo um dispositivo ótico portátil que avalia o risco de Retinopatia Diabética através de visão por computador, o EyeFundusScope. Uma solução dermatológica móvel para profissionais de saúde para captação automática e avaliação do risco de malignidade de lesões cutâneas, o Skin Lesions. Um dispositivo alternativo aos atuais microscópios, facilmente adaptável a telemóveis, que permite capturar um conjunto de imagens ampliadas de uma amostra de sangue infetada por malária, efetuando desta forma um pré-diagnóstico do paciente, o Malaria Scope. E o FallSensing, um sistema de monitorização e prevenção do risco de queda na população idosa.

A edição 2018 da MEDICA tem em espaço exclusivo destinado aos Institutos Fraunhofer, no qual AICOS, FIT, IBMT, IFAM, IGD, IPA, ITEM e ZI-BB, demonstrarão as inovações que nascem nos Institutos Fraunhofer como resultado do esforço diário na busca pela inovação. Este espaço será também uma janela de oportunidade para o contacto privilegiado com empreendedores, investidores e protagonistas do setor médico.

Fraunhofer AICOS na vanguarda da inovação na área das tecnologias para a Saúde

O centro de investigação Fraunhofer AICOS, com sede no Porto, tem vindo a afirmar-se na vanguarda do desenvolvimento tecnológico para a área da saúde, dedicando-se à investigação e desenvolvimento aplicado de know-how e tecnologias que poderão vir a fazer parte do dia a dia das unidades de saúde do futuro. A presença na MEDICA vem reforçar este estatuto.

Os projetos expostos na MEDICA constituem uma amostra dentro do portefólio de projetos desenvolvidos no AICOS. Existem já várias tecnologias desenvolvidas neste centro de investigação, que se propõe a simplificar processos e a ajudar profissionais de saúde nas ações de diagnóstico e acompanhamento dos pacientes.

Sobre a Fraunhofer Portugal

A investigação de utilidade prática está no centro de todas as atividades desenvolvidas pela Fraunhofer Portugal.

Fundada em 2008 – e resultando de uma colaboração de longo prazo em Ciência e Tecnologia entre Portugal e a Alemanha – a Associação Fraunhofer Portugal Research promove e coordena a cooperação entre os seus centros de investigação, outras instituições de investigação e parceiros industriais, com o objetivo de levar a cabo investigação aplicada com utilidade direta para empresas privadas e públicas, originando benefícios para a sociedade como um todo.

A missão da Fraunhofer Portugal materializa-se, atualmente, através do centro de investigação Fraunhofer Portugal Research Center for Assistive Information and Communication Solutions (FhP-AICOS), localizado no Porto e surgido em 2009 no seguimento de uma parceria entre a Sociedade Fraunhofer (Fraunhofer-Gesellschaft), a Fundação para a Ciência e a Tecnologia e a Universidade do Porto.

Adotando o bem-sucedido modelo de negócio operado na Alemanha pela Fraunhofer-Gesellschaft, a Fraunhofer Portugal apoia o desenvolvimento económico e promove o bem-estar social, ao contribuir para a melhoria da qualidade de vida das populações.