Os atributos da tecnologia blockchain são ideais para grandes redes de negócio com diferentes parceiros. Baseando-se no paradigma de sistemas distribuídos e em conceitos como contabilidade partilhada, o blockchain permite um registo partilhado e imutável de todas as transações  ou eventos que ocorrem dentro de uma rede e, em seguida, permite que as partes autorizadas acedam a dados confiáveis ​​em tempo real. Ao aplicar a tecnologia a uma variedade de processos de negócio, uma nova forma de cadeia de comando e consentimento pode ser introduzida no fluxo de informações, capacitando os vários parceiros a colaborar e a estabelecer uma única visão partilhada de uma transação sem comprometer detalhes, a privacidade ou a confidencialidade.

A imagem de marca do negócio de blockchain da IBM tem sido a sua capacidade em agregar grandes grupos de empresas a participarem na rede e abraçar uma plataforma colaborativa na adoção do blockchain. Os clientes estão já a tirar partido desta oportunidade de conquistar uma maior confiança e transparência ao usar tecnologia blockchain em vários setores, por exemplo, para melhor gerir a reconciliação das tarifas de roaming internacional, proteger a identidade digital dos cidadãos e cumprir com as novas normas bancárias europeias sobre os dados dos clientes.

Com mais de 500 projetos de blockchain em todo o mundo, a IBM está a trabalhar em todos os setores, sobretudo em projetos ao nível europeu, corroborando o estudo da IDC, que refere que “os gastos com o blockchain na Europa estão a crescer mais rapidamente do que em qualquer outra parte do mundo”.

“Desde grandes organizações a startups de vários setores, as empresas por toda a Europa estão a optar pela plataforma de Blockchain da IBM”, disse Andrew Darley, IBM Blockchain Platform Leader, Europa. “Os clientes são atraídos pela disponibilidade de produção e rapidez da plataforma IBM Blockchain, permitindo que partilhem informação numa rede altamente segura em qualquer ambiente à sua escolha, nas suas instalações, via IBM Cloud ou via outro fornecedor de cloud”.

Clientes europeus continuam a trabalhar com a IBM para impulsionar a inovação através do blockchain nas suas indústrias. Por exemplo, em Espanha, a Telefónica e a IBM estão a colaborar no desenvolvimento de uma prova de conceito (PoC) baseada na tecnologia blockchain da IBM para ajudar a resolver um dos maiores desafios das empresas de telecomunicações: a gestão do tráfego internacional de chamadas telefónicas móveis. O projeto ajuda a resolver a veracidade e a rastreabilidade das informações geradas por diferentes fornecedores de serviços quando encaminham uma chamada internacional. Usando uma rede descentralizada que fornece aos membros participantes acesso seguro, as disparidades e os comportamentos fraudulentos são significativamente reduzidos.

Os clientes também podem beneficiar da disponibilidade do IBM Blockchain Starter Plan na IBM Cloud, a partir de aproximadamente €500 por mês. Este incentivo está a ajudar programadores, startups e empresas a construirem provas de conceito em blockchain de forma rápida e acessível, num ambiente de teste seguro, a partir de um conjunto de ferramentas e módulos educacionais acessível apenas com um clique.

A Plataforma IBM Blockchain foi a vencedora na categoria “Best Blockchain Platform” dos Future Digital Awards da Juniper Research.