A 5.ª edição do Lisboa Games Week vai realizar-se na FIL – Feira Internacional de Lisboa, no Parque das Nações, entre hoje e domingo, num evento que marca a agenda dos lançamentos e novidades da indústria dos videojogos em Portugal. Para além de muitas atividades, o grande palco vai receber a primeira etapa da Liga Portuguesa de 1vs1, mais concretamente o Allianz Challenge.

A prova vai juntar os melhores 32 jogadores saídos de três qualificadores. O primeiro disputado no Famalicão Extreme Gaming, o segundo disputado online e o terceiro será disputado hoje, onde serão apurados os últimos oito jogadores. As inscrições para o qualificador na LGW inicia logo de manhã com abertura das portas do evento e a competição será disputada durante a tarde. No sábado e domingo serão disputadas a fase de grupos e a fase final, respetivamente, com uma prize pool de 5 mil euros.

José Francisco Neves, do Comité Executivo e Diretor de Market Management da Allianz Portugal, sublinha a importância desta parceria com a Federação Portuguesa de Futebol (FPF): “Após a última edição do Allianz Challenge na Cidade do Futebol, em julho do ano passado, e da participação no Lisboa Games Week em novembro de 2017, é com orgulho que a Allianz participa em mais uma edição do maior evento de videojogos em Portugal. O Allianz Challenge é o maior torneio de eSports realizado até à data em Portugal, uma aposta da Allianz Portugal e da FPF, suportada na importância crescente do desporto na sua vertente digital. A comunidade de eSports está em claro crescimento em Portugal e este tipo de iniciativas é sempre uma excelente forma de activarmos a marca Allianz, quer pelo facto de sermos o naming sponsor do evento, quer pelo envolvimento nas atividades que decorrem ao longo dos vários dias”.

Sobre o crescimento do eSports em Portugal, o responsável destaca a importância da aposta: “Os eSports são relativamente recentes, principalmente no mercado nacional, e iniciativas como o Allianz Challenge e o Lisbon Games Week são fundamentais para demonstrar a dimensão considerável desta comunidade, bem como motivar a participação de novos atletas digitais. Acredito que os portugueses estejam cada vez mais conscientes da relevância desta modalidade e dos talentos que têm surgido nas últimas competições, que registam audiências crescentes no cenário nacional”, acrescenta.

Nuno Moura, Diretor de Marketing da FPF, demonstra satisfação pelo reforço da parceria: “Temos vindo a estreitar uma relação muito forte e positiva com a Allianz e temos a ambição de continuar a potenciar essa ligação. O Allianz Challenge será, certamente, mais uma competição apaixonante e estamos orgulhosos por continuar na vanguarda dos eSports em Portugal”, assegura.

Relativamente ao crescimento do eSports no nosso país, o responsável da FPF indica: “Os portugueses estão cada vez mais conscientes da força dos eSports. Queremos continuar a potenciar este setor e estamos convictos que os próximos tempos vão colocar Portugal no mapa mundial da modalidade”.

Todas as emoções poderão ser acompanhadas na Twitch da RTP Arena_FIFA e no Facebook da FPF eSports. Os encontros prometem ser abrilhantados pelos comentários de Archarom, Bombnuker, PedroTim23, JOliveira10 e Movemind.