Os recrutadores têm muito pouco tempo para analisar todos os currículos que chegam à sua secretária. Para além disso, necessitam cada vez mais de conseguir dar resposta às necessidades da empresa em tempo recorde, perdendo por isso cada vez menos tempo a ler cada CV individualmente. É aqui que pode estar a maior vantagem de utilizar um gerador de currículo.

Hoje em dia temos à nossa disposição algoritmos que analisam currículos de candidatos, e criam uma versão mais resumida – não mais do que 2-3 linhas – do mesmo, salientando qual a experiência profissional de cada candidato bem como a sua formação e principais objectivos cumpridos.

Do lado do candidato, há então que criar um currículo que seja diferenciador e que lhe permita saltar para o topo da pilha dos candidatos. No entanto, não é fácil fazer isto, uma vez que os currículos têm um formato muito específico ao qual não pode fugir muito. Um gerador de currículo é sem dúvida uma das melhores respostas à situação actual de empregabilidade e aplicação para vagas.

Conheça as 10 principais razões para utilizar um gerador de currículo:

1.      Ter um currículo único e criativo

O facto de utilizar um gerador de currículos permite-lhe armazenar a informação em campos pré-definidos, usando depois templates estéticos para organizar essa mesma informação. Recorrendo a estes modelos estéticos diferentes, é possível ter um currículo único e criativo, sempre adaptado às vagas específicas a que está a concorrer.

2.      Profissionalismo

É importante ter em linha de conta que o que as empresas procuram, quer em candidatos quer em currículos, tem um certo padrão pré-definido. A probabilidade de conseguir obter uma vaga, caso tenha um currículo que se coaduna com os padrões que a empresa procura, é muito superior. É aqui que o gerador de currículo pode ajudar, até porque todos os seus modelos são muito profissionais e garantem-lhe um leque variado de opções.

3.      Edite de raiz ou preencha apenas os modelos

Há pessoas que pretendem criar um currículo de raíz, criando secções que vão sendo preenchidas com informação a seu gosto. Outras pessoas podem preferir introduzir informação em campos, premir um botão e obter a versão final imediatamente no seu ecrã. Com um gerador de currículos, ambas são fortes possibilidades.

4.      Ferramenta gratuita

A grande vantagem de poder utilizar um gerador de currículos em qualquer altura é a sua gratuitidade. Estando disponível online, pode e deve utilizá-lo sempre que quiser. Tornar o seu currículo em algo diferenciador, bonito e com muita informação não tem que passar necessariamente por um serviço pago!

5.      Estrutura adequada

Com muitos modelos e exemplos dos quais pode retirar ideias, é importante que o seu currículo tenha a estrutura adequada. Não só porque isto facilita, e muito, a extracção de informação do mesmo, mas também porque o recrutador será capaz de rapidamente obter informação sobre si. Isto é crucial, para que consiga a vaga que pretende sem problemas e em tempo recorde.

6.      Destaque-se e facilite a análise do seu currículo

Utilizando um gerador de currículo garante não só uma maior notariedade para o mesmo, bem como a possibilidade de aparecer mais vezes nos resultados de pesquisa utilizados pelos recrutadores. É também importante garantir que a estrutura é adequada, e provavelmente é melhor utilizar modelos que estejam comprovados pela sua eficácia.

7.      Aceda ao seu currículo em qualquer plataforma

Num mundo cada vez mais digital, é importante que possa aceder, editar e finalizar o seu currículo numa série de plataformas móveis. Quando utiliza um gerador de currículos, pode aceder ao seu documento no telemóvel, tablet ou computador e garantir que executa modificações de última hora, caso necessárias.

8.      Junte o seu portefólio

Com a ajuda de um gerador de currículos, é fácil agregar o seu portefólio ao seu CV. Profissionais da área de design, por exemplo, apreciam muito esta funcionalidade, que permite imediatamente mostrar ao seu possível empregador o que é realmente capaz de fazer.

9.      Extração em diversos formatos

Dependendo da empresa em questão, pode ter que enviar o seu currículo como foto, ficheiro .pdf ou ficheiro Word. A utilização de um gerador de currículos permite que consiga exportar o seu currículo em todos os formatos necessários, à distância de um clique.

10.  Tudo registado na sua conta

Ao criar um perfil numa plataforma de geração de currículos, poderá criar vários currículos e guardá-los no seu perfil. Quando necessitar de utilizar um destes, apenas tem que entrar na sua conta e fazer o download do mesmo!

Apresentamos aqui dez razões para que possa utilizar um gerador de currículos. Esperemos que o/a tenhamos convecido/a e que comece a utilizar esta ferramenta indispensável na busca por um novo trabalho. Boa sorte!