Estas novas parcerias demonstram o valor acrescentado que a estratégia de inovação da GEFCO tem trazido aos clientes e que no ano passado conduziu ao início de outra importante parceria com a aceleradora Techstars.

Uma inovadora solução à medida que vai trazer valor acrescentado aos clientes

Quando saem da fábrica, as motas são armazenadas e transportadas, em atrelados, para as instalações dos revendedores. A falta deste equipamento gera custos adicionais e problemas na gestão da produção. Os atrelados não são fáceis de rastrear e, por vezes, ficam perdidos ou são roubados, o que reduz as frotas dos fabricantes e leva a atrasos nas entregas.

A GEFCO desenvolveu uma solução inovadora e personalizada para resolver problemas operacionais e simplificar a gestão de atrelados na Europa. Esta solução foi desenvolvida em parceria com a Actility, um fornecedor líder de soluções LoRaWAN e com a Wakeo, fornecedora de uma plataforma de visibilidade em tempo real.

A Actility é líder global em soluções LoRaWAN, um protocolo que usa tecnologia sem fios que permitem a comunicação com aplicações IoT, a longas distâncias (mais de 15 quilómetros) com consumo mínimo de energia e uma maior duração de bateria (até 10 anos). A Actyity capacita mais de 50 fornecedores de serviços LoRaWAN, em mais de 30 países, juntamente com redes corporativas geridas para soluções de IoT. A Actility também disponibiliza soluções de geolocalização, em vários países, através de uma plataforma de roaming LoRaWAN e Abeeway, uma subsidiária da empresa que faz rastreadores de longa duração e baixo consumo energético.

A Wakeo fornece uma plataforma SaaS para trazer visibilidade, em tempo real, dos fluxos de transporte multimodais B2B. O software agrega os dados dos fornecedores e garante a qualidade dos dados, enriquecendo-os com informações independentes (dados de IoT de parceiros de hardware, AIS e dados de satélite). Com recurso a algoritmos internos, a Wakeo prevê os horários de chegada e envia alertas pró-ativos para permitir que as equipas operacionais antecipem os atrasos.

Uma solução de inteligência coletiva para atender às necessidades dos clientes

Os localizadores inteligentes foram fornecidos pela Actility e instalados nos atrelados para indicar as localizações com uma precisão de até três metros e uma vida útil de bateria de mais de sete anos. Os dados do localizador são, então, recolhidos através das redes LoRaWAN e analisados ​​na plataforma Wakeo. Esta plataforma atualiza, em tempo real, o horário estimado de chegada dos motociclos às instalações do revendedor. A plataforma também permite que o usuário localize os atrelados, mostrando se há atrasos e envia alertas automáticos para as equipas. Com este sistema os fabricantes de motociclos podem garantir que o plano de transporte inicial está a ser seguido, ao mesmo tempo que são informados de possíveis atrasos na entrega e do regresso dos atrelados.

“A integração destas duas soluções inovadoras vai trazer aos clientes da GEFCO uma visão abrangente dos seus fluxos de transporte. Vão beneficiar de soluções em tempo real, económicas, com consumo energético eficiente e sustentáveis, ​​para gerir recursos de logística e cadeias de abastecimento complexas. Isto demonstra a eficácia da nossa estratégia de inovação e confirma o valor acrescentado que a nossa parceria com a Techstars pode trazer aos nossos clientes”, comentou Emmanuel Cheremetinski, vice-presidente executivo da GEFCO.

A parceria com a Techstars teve início no ano passado, como parte estratégia de inovação da GEFCO para explorar novas linhas de negócios. Esta estratégia tem três prioridades: detectar novas ideias e oportunidades com as equipas do Innovation Watch e do Business Intelligence, testar novas ideias propostas por equipas internas na Fábrica de Inovação da GEFCO e investir em projetos específicos com o Innovation Funding.