A COTEC Portugal promove o 8.º Encontro PME Inovação, esta terça-feira, 20 de Novembro de 2018, pelas 14h00, no Centro Cultural Gonçalves Sapinho, na Benedita, em Alcobaça. O objectivo desta reunião, que irá juntar num mesmo espaço trabalhadores, empresários, educadores e investigadores, é discutir o maior desafio do nosso tempo: a preparação e adaptação das pessoas para a mudança constante nas competências para o mercado de trabalho. (Consulte aqui o programa do evento).

A automação é transversal à generalidade dos sectores empresariais e estão a surgir e desaparecer diferentes tipos de perfis profissionais e postos de trabalho, em simultâneo. Para se preparar para o que aí poderá vir é fundamental ter uma visão comum sobre o futuro e os seus desafios.

Governos, empresários, investidores, educadores, cidadãos têm de alinhar estratégias para encontrar, em conjunto, soluções para uma nova realidade, em que o modelo educacional da era industrial se tornou obsoleto e é necessária uma adaptação a um novo ambiente tecnológico e económico.

O desafio para os trabalhadores que virem os seus postos de trabalho impactados pela automação é o de se reajustar, criar novas competências ou criar condições para abandonar o mercado.

Para debater “as Novas Competências, a Transformação das Profissões e do Posto de Trabalho”, a COTEC Portugal vai reunir um conjunto de actores da sociedade portuguesa, neste 8.º Encontro PME Inovação.

“Estamos a falar do maior problema colectivo da nossa era”, sublinha Jorge Portugal, Director-Geral da COTEC Portugal, ao enquadrar o tema para o debate desta terça-feira que irá dar voz a múltiplos stakeholders desta transformação: empresários, trabalhadores e outros actores sociais incluindo educadores e investigadores.

Será dada voz às experiências do empresário e do trabalhador. O diálogo 4.0, terá continuidade com educadores, formadores, representantes dos trabalhadores e investigadores irão debater a necessidade de encontrar novas respostas para alinhar a oferta e procura de competências, nesta fase de aceleração da transformação tecnológica e económica.

“Esperamos que este diálogo social 4.0 possa contribuir para uma visão partilhada sobre os desafios que teremos de enfrentar e de reinventar o trabalho do futuro”, antecipa Jorge Portugal, dando assim continuidade ao desafio lançado pelo Presidente da República no Encontro COTEC Europa, realizado em Fevereiro em Mafra – http://www.cotecportugal.pt/pt/oquefazemos/think-tank/work-40-/work-40-20180928150945

O Estado da Inovação Empresarial será outro tema do 8.º Encontro PME Inovação, que terminará com a entrega do Prémio PME Inovação COTEC-BPI (clique aqui para consultar mais informação sobre o Prémio e os vencedores das edições passadas). Os seis finalistas da 14.ª Edição deste Prémio já são conhecidos:

  1. CELFINET – Consultoria em Telecomunicações, SA
  2. CONTROLAR – Electrónica Industrial e Sistemas, Lda.
  3. I.C.C. – Indústria e Comércio de Calçado, SA
  4. ITSECTOR – Sistemas de Informação, SA
  5. JPM – Automação e Equipamentos Industriais, SA
  6. MOVECHO, SA