No Dia Mundial do Fado, a Livraria Lello celebra a mais emblemática e reconhecida expressão musical portuguesa, com uma proposta original e irrepetível.

O Fado tem com o Porto uma ligação ímpar. São marcos históricos o nascimento da Guitarra Portuguesa, a edição do primeiro Método de Guitarra Portuguesa ou as primeiras gravações de Fado em Portugal. Também algumas das maiores figuras deste género musical são oriundas da Invicta, tais como Joaquim Pimentel, Tony de Matos, José Fontes Rocha ou Beatriz da Conceição. E finalmente, grandes nomes portuenses da literatura escreveram para o Fado ou foram cantados por fadistas: Pedro Homem de Mello, Sophia de Mello Breyner Andresen e Vasco Graça Moura, para citar apenas alguns.

Neste concerto, o objetivo é não só (re)descobrir estes protagonistas e seus legados, mas também pôr em evidência a inquietação e criatividade que resistem matricialmente nos artistas do Fado no Porto.

É desta forma arrojada, “à moda do Porto”, que a Livraria Lello – lugar de liberdade e expansão cultural e símbolo do espírito da gente da cidade do Porto, resistente e dinâmico – entende comemorar o Fado, música de liberdade, resistência e subversão.

Ao evento deverão associar-se Tunas Académicas de todo o país que cantarão o Fado da Livraria Lello. O evento conta com o apoio da Super Bock, que presenteará as tunas presentes com um prémio especial.

Livraria Lello, 27 Novembro 2018, 21:30

Duração aprox. 1h30

Entrada livre (limitada à capacidade do espaço)