Como poupar energia: a Audax sugere as melhores dicas de poupança

Já faz frio lá fora, há luzes acesas por todo o lado, a árvore já está feita e decorada… O natal chegou oficialmente. Nesta época conhecida pela quantidade de jantares para ir, e prendas para comprar, os gastos multiplicam-se. A Audax dá uma ajuda, com dicas onde poupar na sua fatura de eletricidade.

241
@ Audax Energia Portugal
  • Desligue a luz quando esta não for necessária

Parece simples, mas desligar a luz quando se sai de uma divisão também ajuda a poupar. São várias horas em que não está a gastar eletricidade.

  • Apague os aparelhos sempre que não estejam em uso. O standby consome energia

Deixar o computador ou a televisão ligados durante a noite, por exemplo, já soma muitas horas de gastos de energia. Desligue sempre os aparelhos que não está a utilizar.

  • Utilize multi-tomadas com interruptor ou tomadas inteligentes para ligar vários aparelhos e desligue-as quando não precisar que estejam ligadas

As tomadas com interruptor ou inteligentes permitem desligar todos os aparelhos nela contidos simultaneamente, de modo a poupar energia de várias fontes de uma só vez. O stand-by também consome energia, por isso é melhor desligar tudo.

  • Desligue os carregadores de telemóveis se não estão a ser utilizados

Muita gente mantém o carregador de telemóvel ligado à corrente 24h por dia, sempre disponível quando é necessário utilizar. Ao final do mês, todos os consumos acumulam e contam para a sua fatura.

  • Utilize lâmpadas de baixo consumo

Se utilizar lâmpadas de baixo consumo, já está a poupar sempre que estiver de luz acesa, comparativamente com lâmpadas de alto consumo.

  • Aproveite ao máximo a luz solar

Ao final de tarde, por exemplo, por vezes ainda podemos deixar entrar a luz solar em vez de ligar a luz artificial. Pense na sua fatura e abra os cortinados para deixar o sol brilhar.

  • Compre equipamentos com a etiqueta Energy Star

A etiqueta Energy Star, de poupança e eficiência energética, é um padrão internacional para o consumo eficiente de energia originado nos Estados Unidos. Os equipamentos que cumpram este padrão estão sempre identificados, para que possa sempre fazer a melhor escolha.

  • Instale isoladores térmicos nas janelas e portas para manter a temperatura

O isolamento nas janelas e portas pode fazer bastante diferença na temperatura que se sente dentro das divisões. Ao instalar isoladores térmicos, certifica-se que tem sempre a melhor temperatura, ao menor custo.

  • Programe os termostatos de ar condicionado entre 19-21 e os de aquecimento entre 24-26

Estas são as temperaturas ideais para que mantenha uma atmosfera agradável e confortável, poupando ao mesmo tempo na sua fatura.