A comunidade académica da Nova School of Business and Economics (Nova SBE) participa numa Aula de Suporte Básico de Vida (SBV) promovida pela nova clínica CUF no campus da Nova SBE, em Carcavelos, no dia 14 de dezembro, entre as 9h30 e as 13h00. Esta ação de masstraining pretende dotar os participantes das competências necessárias para, em caso de emergência, poderem agir adequadamente e, assim, “Salvar Vidas”.

Entre estudantes, professores, pessoal não docente da Nova SBE e população em geral, a iniciativa já tem lotação esgotada, contando com cerca de 100 inscritos.

Nuno Nunes, Enfermeiro na CUF e Coordenador desta iniciativa, explica a importância da promoção da educação para a saúde através desta iniciativa: “Quando uma pessoa tem uma paragem cardíaca, a sua sobrevivência depende da imediata aplicação de compressões torácicas, eficazes, por alguém que esteja por perto, ganhando tempo até chegarem os Serviços de Emergência Médica. Se isto for feito, temos a possibilidade de triplicar as hipóteses de sobrevivência de uma vítima.”

Administrada pelos profissionais de saúde da Academia CUF – entidade responsável pela formação, ensino e investigação de todas as unidades de saúde CUF – a ação consiste numa aula teórico-prática de Suporte Básico de Vida (SBV) onde os participantes ficam a saber: reconhecer se a vítima está consciente; verificar se existe uma respiração eficaz; quando e como pedir ajuda; facultar a informação apropriada ao 112 e executar as manobras mais eficazes de reanimação, testadas em manequins preparados para o efeito.

A CUF afirma, desta forma, o papel de parceiro de referência na educação para a  saúde da população do campus, contribuindo ativamente para a criação de uma comunidade académica capaz de reconhecer e agir perante situações de emergência.