Com um crescimento exponencial o escritório do Porto responsável pelo back-office da marca desportiva precisa constantemente de contratar novos talentos. O evento era específico para a área de recursos humanos e a forma mais criativa, dinâmica e rápida que encontraram foi um “Assessment Day” cujo objetivo é juntar e analisar várias pessoas ao mesmo tempo.

Imagine ir a uma entrevista de grupo onde estão mais pessoas, para além de si e do recrutador, e que vai ser avaliado ao mesmo tempo e em condições mais descontraídas do que o ambiente “normal” das entrevistas de emprego comuns. Pois a adidas Business Services mostrou o que é transformar uma entrevista de emprego em algo criativo e descontraído com sucesso.

O “HR Assessment Day” foi um sucesso mal começou. Os candidatos chegaram a horas e mostraram-se curiosos sobre o que ia acontecer. As mesas do coffee break (capaz de fazer inveja a qualquer unidade hoteleira) prometia por si só.

O evento começou pela apresentação do grupo adidas e do escritório responsável pela ação. Depois, divididos por equipas, os candidatos deram início às atividades. Nos intervalos entre atividades foram momentos descontraídos e a altura certa para perceber o feedback dos candidatos que, de forma geral, gostaram da experiência e sobre a qual disseram preferir ao invés das entrevistas de emprego mais convencionais.

Um dos objetivos primordiais e vantagens sobre este método de recrutamento é o facto de os recrutadores conseguirem analisar um maior número de pessoas e as competências sociais de cada um deles, assim como a identificação de conhecimentos, habilidades e atitudes, de uma forma mais prática e desenganada, ou seja: recrutar com resultados comprovados.

Candidatos e recrutadores conviveram mais de metade do dia entre atividades de grupo e curtas entrevistas individuais. No final e mesmo sem saberem se iriam ser contratados, os candidatos mostraram-se satisfeitos e confirmaram que o “HR Assesment Day” foi uma surpresa positiva e da qual não se irão esquecer. Muitos garantiram ainda que o “Assessment Day” lhes trouxe um melhor autoconhecimento sobre os pontos que precisam melhorar quando se encontram num contexto laboral mais informal.

A adidas Business Services segue altos padrões no que diz respeito à gestão de pessoas e estão a introduzir metodologias e técnicas que comprovam ser benéficas quer para as empresas, quer para os candidatos ou colaboradores de uma empresa.

 

o que eles dizem…

“Este foi o primeiro “Assessment Day” para eleger uma equipa para os serviços de recursos humanos.

Esta equipa terá como objetivo centralizar os serviços administrativos das várias empresas do grupo na Europa a partir do Porto. Convidámos cerca de 30 pessoas para participar neste dia, com várias atividades de grupo e individual.

Penso que correu tudo de uma forma natural e descontraída e que o sucesso está garantido. É para repetir a experiência”.

Maria Inês Dinis, HR Senior Manager

“Um dos principais desafios a nível de recrutamento da adidas cá no Porto para este e para os próximos anos é, sobretudo, o volume de pessoas que são necessárias. Trabalhei noutras empresas em que também tinha processos de recrutamento desafiantes mas nenhum que se assemelhe a este.

Este é um processo mais eficiente na minha opinião. Além de ser uma experiência boa para os candidatos, para a empresa é a forma mais rápida de recrutar mais pessoas em menos tempo.

Para garantir que as pessoas que estiveram presentes se enquadravam naquilo que estávamos a pedir, fizemos, previamente, pequenas entrevistas ao telefone. Mesmo durante o tempo entre atividades já é possível ficar com uma ideia mais clara sobre as competências de cada candidato.O objetivo aqui era essencialmente perceber como é que os vários candidatos reagem em equipa, de que forma se adaptam a diferentes contextos e pessoas e perceber o nível de criatividade de cada um, que é um dos pilares da adidas.

Carlos Pinto, Manager talent acquisition

“Correu tudo muito bem para ser a primeira vez. A opinião dos candidatos foi muito positiva e o facto de esta experiência ter corrido tão bem, indica-nos que a devemos replicar noutras áreas.

Esta experiência permite avaliar e conhecer vários candidatos ao mesmo tempo, fazer várias dinâmicas que nos permitem avaliar outro tipo de competências que em entrevistas normais não conseguimos.

Mesmo para os candidatos, é benéfico porque estão num ambiente mais informal e descontraído do que numa entrevista normal”.

Joana Felgueiras, Recruiter e integra a equipa talent acquisition

“Hoje foi um grande dia para a adidas Porto, foi uma experiência que correu muito bem.

Procurávamos essencialmente pessoas com alguma experiência na área e acredito que foi muito positivo promover área de RH. Com este modelo percebemos que há muito talento em recursos humanos aqui no Porto. É uma experiência a repetir e ótima para recrutar grandes volumes de pessoas”.

Avril Rosales, Senior manager de HR na adidas Porto