A Fidelidade Moçambique pretendia, aquando da sua entrada no mercado em 2015, assumir-se como uma das seguradoras de referência neste país em três a cinco anos. Sente que esse desiderato foi alcançado?

Consideramos que estamos a cumprir o objetivo que definimos, a Fidelidade Moçambique distingue-se por estar associada às principais inovações efetuadas neste período:

  • Lançamento da cobertura de Assistência em Viagem Auto;
  • Lançamento da Seguro Saúde adaptado à realidade de cada Cliente;
  • Forma de divulgação e comercialização produtos, com principal enfoque na utilização das Redes Sociais, através da utilização do Chatbot, WhatsApp, Youtube e Facebook onde já angariámos quase 20.000 fãs;
  • Ferramentas descentralizadas colocadas à disposição dos mediadores para cotação e emissão de seguros.

Mas também pela qualidade do serviço prestado, com um grau muito reduzido de litigiosidade.

Destaco, ainda, o facto de num recente estudo mercado sobre notoriedade das marcas, a Fidelidade constar entre as cinco seguradoras com maior notoriedade no país, a par com as companhias tradicionais deste mercado.

Quais são hoje os níveis de intervenção da marca perante o mercado e de que forma é que a vossa atuação é distinta de outros players do setor?

Desde a primeira hora que a Fidelidade tem pautado a sua atuação em Moçambique pela procura de soluções que vão de encontro às efetivas necessidades da população, daí a inovação em produtos, na forma de comunicar e explicar o que é um seguro e para que serve, utilizando para tal as novas tecnologias. A Fidelidade distingue-se igualmente por procurar, de forma ativa e consistente, efetuar ou associar-se a ações de literacia financeira na área seguradora, prevenção rodoviária e saúde.

Temos igualmente dado apoio/patrocínio a eventos culturais e musicais que criam uma ligação às gerações mais jovens, com ações de ativação e promoção da marca, onde em simultâneo desempenhamos um papel educativo junto deste target.

Existindo oportunidades para inovar, como o têm feito ao nível da qualidade do serviço prestado?

A nossa aposta na área da qualidade do serviço prestado passa pela transmissão da informação adequada aos clientes, com entrega de toda a documentação referente ao produto que estão a contratar, pelo acompanhamento dos mesmos nos processos de sinistro e pela informação atempada quanto à cobrança dos prémios. Esta forma de atuar contrasta com as práticas existentes no mercado que muitas vezes resultam num grande desconhecimento por parte dos clientes do que efetivamente contrataram e dos seus direitos.

Em que áreas é que têm apostado mais ao nível de produtos?

Nos Seguros de Saúde, Automóvel e Acidentes Trabalho.

Uma das principais caraterísticas da marca assenta na sua capacidade de apoiar iniciativas locais. Como tem vindo a Fidelidade a impulsionar o denominado empreendedorismo local?

A Fidelidade tem vindo desde 2015 a impulsionar o empreendorismo local através do seu Projeto de Gestores Profissionais de Seguros. Este projeto consiste em formar e certificar os formandos com desempenho positivo como Agentes Exclusivos da Fidelidade.

Estes agentes têm um plano de apoio e acompanhamento muito próximo durante os primeiros anos de atividade, visando que consigam ter um nível de comissionamento que lhes permita dedicar-se em exclusivo à atividade, existindo exemplos muito positivos de jovens que dado o seu empreendedorismo viram o seu nível de vida melhorar significativamente.

Destaco, ainda, o lançamento em 2018 do Protechting em Moçambique, projeto da Fidelidade e Fosun a nível global que visa a descoberta e premiação de start-ups com projetos inovadores em áreas pré-definidas. O projeto foi muito bem acolhido pelas start-ups locais, sendo apresentados projetos de qualidade o que permitiu que uma start-up de Moçambique fosse selecionada para participar durante uma semana na última fase do processo de premiação realizada em Portugal.

Quais os desafios a curto/médio prazo da Fidelidade Moçambique?

Os desafios passam por continuar a crescer a um ritmo elevado, tal como ocorreu em 2017 e irá ocorrer em 2018, onde pelo 2º ano consecutivo prevemos duplicar o volume de Prémios, permitindo assim que ao 4º ano de atividade incorporemos o grupo das seguradoras de dimensão média em Moçambique.

Por outro lado, e como forma, de assegurar um crescimento mais célere e atingir uma dimensão que nos permita estar entre os líderes do mercado, mantemos em aberto a possibilidade de aquisição de outros operadores com relevância no mercado moçambicano.

SEDE FIDELIDADE MAPUTO