Lectra faz história com a “Fashion On Demand”, a primeira oferta de personalização integral da indústria da moda

A Lectra disponibiliza às empresas de moda uma inovadora solução que lhes possibilita personalizar à velocidade de produção do pronto a vestir.

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A Lectra lança a sua oferta “Fashion On Demand”, capacitando os intervenientes da indústria para descobrir novas oportunidades de negócio criadas pela forte procura da personalização na indústria da moda. A Lectra está a possibilitar pela primeira vez aos seus clientes a produção sob encomenda com uma oferta integral que automatiza todo o processo de personalização, desde o desenvolvimento do produto até às etapas finais de corte.
A “Fashion On Demand by Lectra”, com base nos princípios da Indústria 4.0, é o resultado de quatro anos de Pesquisa e Desenvolvimento com uma forte equipa de inúmeros especialistas, como parte do percurso estratégico da Lectra anunciado em 2017. Será realizada uma implementação global progressiva a partir de janeiro de 2019.

A revolução digital incentivou os consumidores atuais a procurar produtos e experiências personalizados. Este é um modelo de negócio vantajoso para as empresas de moda, pois possibilita-lhes fazer corresponder a oferta à procura de forma precisa e solucionar inúmeros problemas enfrentados pelos modelos de negócio padrão. Sabendo antecipadamente o que os seus consumidores pretendem e a quantidade pretendida, as empresas podem produzir em quantidades precisas e evitar o excesso de stock e os descontos. Para além disso, como os consumidores pagam antecipadamente as suas encomendas, aumenta assim a liquidez para os negócios. As empresas de moda podem utilizar a personalização como uma forma de superar os seus concorrentes e obter a fidelidade do cliente, disponibilizando produtos exclusivos que fazem com que estes se sintam únicos.

Apesar da produção sob encomenda ser um modelo de negócio atrativo que apresenta um baixo risco financeiro, as empresas de moda estão a deparar-se atualmente com enormes barreiras para entrar neste mercado. Sem o savoir-faire e a tecnologia apropriada, muitas empresas têm de apoiar-se na sua infraestrutura de cadeia de abastecimento padrão que não possui a flexibilidade para criar e produzir estes produtos. Como resultado, têm de desenvolver fluxos de trabalho independentes para cada produto, incorrendo em custos de produção adicionais, aumentando os prazos de entrega e até colocando em risco as suas linhas de produtos existentes. Ao ter tempos de entrega maiores, correm o risco de incomodar os seus clientes fiéis que pagaram preços mínimos pelos seus produtos personalizados.

A “Fashion On Demand by Lectra” é uma importante inovação para a indústria. Recorrendo a 45 anos de experiência a trabalhar com retalhistas, fabricantes e marcas internacionais, a Lectra desenvolveu a sua oferta para derrubar estas barreiras e capacitar as empresas de moda com as melhores soluções para satisfazer as necessidades específicas dos seus clientes ávidos pelo digital. A “Fashion On Demand by Lectra”, disponível em dois pacotes, um dedicado ao feito sob medida e outro à personalização, é uma solução completa que automatiza a produção sob encomenda, desde a receção da encomenda até às etapas de desenvolvimento da produção e da sala de corte. As empresas podem definir os critérios e a extensão de personalização do produto para cada item, dependendo do pacote (tal como alterar as características do produto para a personalização e ajustes aos modelos para o feito sob medida), e lançar processos de produção logo desde o início, sem interferir com os seus fluxos de trabalho padrão.

“A personalização, ou melhor, a produção sob encomenda, vai ser um fenómeno em toda a indústria. É assim o dever da Lectra, como pioneira da Indústria 4.0, pensar antecipadamente e liderar este movimento. Tendo em mente os melhores interesses dos nossos clientes, trabalhámos com conceituados especialistas em personalização de diversos países para desenvolver esta solução. Com a “Fashion On Demand by Lectra”, estamos a fazer o impensável. Pela primeira vez na indústria da moda, existirá uma abrangente solução de personalização com a capacidade para funcionar sob as mesmas condições de mercado do segmento de pronto a vestir e produzir os mesmos ou talvez até melhores resultados”, afirmou Daniel Harari, presidente e diretor-executivo da Lectra.

Esta oferta de rutura dá às empresas de moda uma visão de 360° de todo o processo de personalização, proporcionando-lhes a visibilidade para otimizar múltiplos processos de produção e gerir procuras individuais complexas, desde a encomenda personalizada até ao corte da peça. Graças à flexibilidade obtida pelas empresas na cadeia de abastecimento com esta inovadora solução da Lectra, estas poderão expandir a sua gama de produtos e oferecer mais variedade, independentemente de ser vestuário feminino, masculino ou infantil, atraindo um público mais abrangente e apostando nas tendências sem interromper os processos de produção existentes. Não irão perder tempo a consolidar e a comunicar informações de uma etapa de produção para outra. Estão garantidos fluxos de processos suaves e, consequentemente, tempos de entrega rápidos que podem competir com os tempos de entrega dos produtos padrão.